JUNTOS E SEPARADOS
Prefeitura mantém atividades com terceira idade por meio de redes sociais
09/04/2020 | 17h32
Prefeitura mantém atividades com terceira idade por meio de redes sociais

As atividades presenciais com os grupos da terceira idade foram suspensas em março devido ao coronavírus, mas os encontros continuaram por meio de vídeo-aulas no WhatsApp e no Youtube. Os vídeos são produzidos pelos próprios prestadores de serviço que trabalham nos grupos da terceira idade nos encontros do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). “Nosso objetivo é mantê-los integrados neste momento em que o isolamento social se faz tão necessário. Precisamos proteger os nossos idosos e, ao mesmo tempo, gerar oportunidades para que, de suas casas, estejam ativos”, disse o prefeito Mário Botion.

A partir da próxima semana, as aulas que são divulgadas no site do Ceprosom, agora também serão postadas no site e Facebook da Prefeitura de Limeira. O canal no Youtube é JUNTOS e SEPARADOS.

“O objetivo desse projeto é fazer com que o idoso continue ativo – tanto fisicamente quanto mentalmente e mantenha as atividades que faziam parte de sua rotina, mas de uma maneira segura, dentro do conforto de sua casa durante o período de isolamento”, explicou a presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno.

Cada dia da semana é um tema abordado. Às segundas-feiras, é a vez do projeto “Mexa-se”, com ginástica laboral, condicionamento físico e motor, alongamento, zumba adaptada e outros exercícios para cuidar da saúde, mesmo estando dentro de casa. Às terças-feiras é dia da oficina “A memória é uma costureira caprichosa” com jogos de raciocínio e resgate de histórias para exercitar a memória.

Às quartas-feiras, o tema é “Eu amo a minha vida”, com vídeo- aulas com conteúdo de qualidade de vida, brincadeiras, gincanas, receitas práticas, técnicas de respiração, e dicas de maquiagem e autocuidado, tudo para elevar autoestima.

Já na quinta-feira é a vez da “Minha arte, minha cultura”, com exercícios para estimular a criatividade, com apresentação de um artista, música, poesia e desenho. E para fechar a semana, na sexta-feira, é dia do “Fique por dentro” com assuntos atuais, como combater fake news e inclusão digital com tutoriais para uso do smartphone.