EMCEA
Alunos dos cursos de Artes Plásticas e História da Arte da Escola de Artes da Cultura expõem trabalhos
25/11/2019 | 16h56

A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) promove, a partir de quinta-feira (28), a mostra de final de ano com trabalhos dos alunos e das alunas de primeiros a terceiros anos do curso de Artes Plásticas, além dos participantes da oficina de História da Arte. As obras que estarão expostas são retratadas em três exposições: Ensaios Cromáticos 9, Enunciados Poéticos #2 e 2º Emcea Convida, quando um ex-aluno da instituição é convidado para participar da atividade. Os trabalhos são orientados pelos professores Gilio Mialichi e Lea Moraes, e o evento é realizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A exposição Ensaios Cromáticos 9 conta com trabalhos desenvolvidos durante as aulas do professor e artista visual Gilio Mialichi e seguem a metodologia pedagógica: orientação, observação, tentativa e acerto ou erro e correção, se necessário, em que cada aluno pode escolher seu assunto para pintar. O tema mais recorrente é a paisagem, já que é o gênero mais fácil para a aprendizagem. “As produções contam com a técnica do óleo sobre tela e algumas variações, e partiram da observação de imagens, sendo adaptadas com alterações na cor, composição, acrescentando ou retirando elementos e até criação, associando experimentações e autoconhecimento”, explicou o artista. E completou, “tenho notado que, a cada edição, há um aumento na qualidade dos trabalhos expostos”. Outra exposição orientada pelo profissional é o Emcea Convida que, em sua segunda edição, traz trabalho de um ex-aluno da instituição. Neste ano, o convidado é Luiz Marcos Suti Rocha.

Já a exposição Enunciados Poéticos #2 é orientada pela professora e mestre Lea Moraes, com trabalhos dos alunos dos cursos de Desenho, História da Arte, Pintura a Óleo e Aquarela. Durante o ano, os alunos tiveram acesso à experiência do processo criativo por meio da teoria e das técnicas de desenho, pintura em aquarela e óleo sobre tela. “Para o desenvolvimento dos trabalhos aqui expostos tomamos como enunciado poético obras de artistas ao longo da História da Arte num contexto de aproximação afetiva-estética junto à produção de cada um, retratada de forma coletiva, subjetiva, descritiva, poética ou imagética, numa construção que une os saberes e as práticas desenvolvidas em aula. Revisitamos e  pesquisamos  artistas  e conceitos relacionados às pinturas de gênero, como o retrato, a releitura de obras de arte, estudo de processos e elaboração conceitual de trabalhos”, explicou a artista.

Já os alunos do curso de História da Arte, também orientados pela professora Lea, desenvolveram um livro baseado em suas experiências conceituais sobre as percepções de cada um quanto aos movimentos vistos em aula, trazendo relações de arte com contexto humano.

Segundo o diretor de Formação para as Artes, Ronald Gonçales, "trata-se de um excelente momento para que a população conheça as produções dos alunos, orientados pelos professores Mialichi e Lea, dois profissionais muito talentosos, competentes e criativos, que muito acrescentam no fomento da arte em Limeira".

A abertura das exposições acontece nesta quinta-feira (28), às 19h30, no Espaço Expositivo do Museu Major José Levy Sobrinho, localizado na rua Treze de Maio, 102, Centro. As visitações seguem até 20 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h, com entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-5493.