COMEMORAÇÃO
Aos dez anos, Recanto das Histórias da Prefeitura já atingiu 120 mil crianças
07/10/2019 | 17h33
Aos dez anos, Recanto das Histórias da Prefeitura já atingiu 120 mil crianças

O Recanto das Histórias, projeto da Secretaria de Educação de Limeira de incentivo à leitura, tem, de fato, muitas histórias contadas ao longo de dez anos, comemorados em 2019. E a expectativa das professoras Mara Belo e Amanda Straliotto, que coordenam o projeto desde o início, é que muitas novas histórias sejam contadas por outros dez, ou mais, anos. Segundo elas, o projeto visa fomentar a leitura, de forma lúdica, junto às crianças. “É uma sensação de dever cumprido vermos quantas crianças conseguimos atingir”, contam Mara e Amanda.

Para celebrar a primeira década de trabalho, o Recanto das Histórias promoveu hoje (7), no Teatro Nair Bello, um dia especial de contação de histórias, apresentações de teatro e de música para as escolas municipais. Participaram mais de 600 alunos de dez unidades, incluindo a Educação para Jovens (EJA). O secretário de Educação, André De Francesco, esteve no evento e parabenizou a equipe pelo sucesso do projeto. “Um trabalho lindo e que merece todo nosso apoio, pois trata-se de incentivar o sonho, que é a coisa mais importante durante a infância e a juventude. É a partir dele que tudo acontece”, falou.

Os números comprovam o sucesso do projeto: de 2009 a 2019, mais de 120 mil crianças já ouviram alguma história das cinco contadoras que fazem parte da iniciativa, que levou quatro anos para ser construída. Mara e Amanda explicam que a ideia surgiu em 2005. Então, iniciou-se o processo de planejamento para que o projeto saísse do papel. Isso aconteceu em meados de 2009, quando as professoras iniciaram a trajetória que levaria histórias às crianças da rede municipal de ensino.

Segundo as professoras, no início do ano, são elaboradas as ações que serão realizadas ao longo dos meses no próprio espaço do recanto, na sede da secretaria, ou nas escolas e bibliotecas municipais. “É um projeto para todas as crianças da rede municipal, com o qual trabalhamos diversos temas, como dengue, meio ambiente, entre outros. Nós contamos, também, com apoio de outros formadores da secretaria que nos auxiliam nesse trabalho”, comenta Mara. As próprias professores confeccionam os materiais utilizados nas atividades.

Vivenciando o Recanto das Histórias há dez anos, Mara e Amanda falam sobre a importância do projeto. “O objetivo maior é incentivar a leitura nas crianças, transportá-las para esse mundo de contos, que anda meio perdido por conta da tecnologia. Ou seja, não perder o contato com as histórias”, define Amanda. Já para Mara, o projeto está atrelado à narrativa oral. “Em Limeira, temos uma resposta muito significativa na questão da leitura junto às crianças. Para nós, isso é muito importante”, afirma. Também fazem parte do projeto as professoras Fabiana Bilatto, Tânia Geraldello e Ana Paula Beck.