Dia da Bandeira é lembrado em premiação de programa de leitura
18/11/2022 | 16h29
Dia da Bandeira é lembrado em premiação de programa de leitura
A Secretaria de Educação de Limeira realizou nesta sexta-feira (18), no Teatro Nair Bello, o último dia de premiação dos alunos que se destacaram no Clube de Leitura e na 2ª Minimaratona de Leitura Virtual. Durante a cerimônia, houve um ato para marcar o Dia da Bandeira, que se comemora em 19 de novembro (amanhã).

Participaram do evento, a vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Educação, André Luiz De Francesco, o secretário de Comunicação Social e presidente da Comissão Municipal de Civismo, Sérgio Moreira, o instrutor do Tiro de Guerra (TG), 1º Sargento Rodrigo, o chefe do TG, 1º Sargento Kist, além de demais integrantes da Comissão de Civismo, diretores da pasta, professores, alunos e seus familiares.

Moreira fez uma explanação sobre o papel da Comissão de Civismo ao longo do ano, que atuou na organização do Desfile de Sete de Setembro, da Semana da Pátria, e agora, do Dia da Bandeira. Ele também aproveitou a oportunidade para falar a respeito dos quatro símbolos nacionais, o Hino Nacional (ou Armas Nacionais), o Brasão, o Selo Nacional e a Bandeira Nacional.

Instituída em 19 de novembro de 1889, a Bandeira Nacional foi inspirada na bandeira do império brasileiro. A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, e a cor amarela, os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores retratam as riquezas do país: verde das matas e florestas, amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco a paz.

Segundo Moreira, o lema escrito na bandeira,“Ordem e Progresso”, tem inspiração na filosofia positivista. Já as estrelas simbolizam os 26 estados, mais o Distrito Federal. A disposição das estrelas representa a constelação Cruzeiro do Sul, no dia 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, quando foi proclamada a República do Brasil.

Na sequência, todos ficaram em posição de respeito para ouvir a execução do Hino à Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac e musicado por Francisco Braga. "A bandeira e o hino são símbolos criados para representar o sentimento de unidade, de patriotismo e de pertencimento à nação brasileira", comentou o secretário de Comunicação.

O 1º Sargento Kist também destacou que a Bandeira Nacional é um símbolo que deve ser reverenciado. “É muito importante ensinar às crianças que devemos ter respeito e orgulho da nossa bandeira, pois ela representa o amor à pátria”, salientou.

PREMIAÇÃO

Abrindo a premiação, um grupo de alunos do Ceief Flora de Castro Rodrigues cantou o samba “Aquarela do Brasil”, uma das mais populares canções brasileiras, escrita pelo compositor mineiro Ary Barroso em 1939. A apresentação foi acompanhada, ao teclado, pelo coordenador de área da Educação de Jovens e Adultos da secretaria, Lucas do Amaral Evangelista, e regido pela formadora da área de artes da Educação, Heucimara Bello Sabino.

As escolas premiadas desenvolveram uma série de tarefas, como leitura de livros, leitura em voz alta e produção de vídeos, são elas: Emeief “Major José Levy Sobrinho”, com os alunos do 1º ano, e as Emeiefs “Vereador Mauro Sérgio Viera”,  “Evangelina Mauro” e  “Professora Maria Aparecida Degaspare”, com os estudantes do 5º ano.

Erika Tank agradeceu aos organizadores do Clube de Leitura e da Minimaratora (Adriano Paiva, Camilla Cazonatto e Priscila Celestino), enfatizando a contribuição da leitura para o aprendizado dos estudantes. “Fica aqui minha gratidão aos professores responsáveis por esses dois programas, que uniram a leitura à tecnologia, elevando o conhecimento a uma nova dimensão”.

Confira os estudantes premiados do 1º Ano da Emeief Major José Levy Sobrinho:

Alice Soares Barbosa; Davi Luiz Rodrigues de Almeida, Julia Solito Westphal e Rafael Costa Souza.

Confira os estudantes do 5º Ano da  Emeief “Vereador Mauro Sérgio Viera”, que ficaram em terceiro lugar:

Heloisa Perissoto, Livia de Sena Silva Alves, Mariah Noelly Antunes de Lima, Paola Fernanda Prado dos Anjos, Rubbya Elloah Leal Guarda, Guilherme Ramos Scarascati, Isabelly Gomes Coimbra, Raul Pereira dos Santos, Rebecca Caroline da Silva, Sophia Cardoso, Ana Luisa Sipoli Magalhães, Lucas Almeida Bertolotto, Nicolas Souza Baldesin, Nicole Kelly Meyer, Yasmin Peres Botelho e Lorena Xavier dos Reis.

Confira os estudantes do 5º Ano da Emeief Evangelina Mauro, que conquistaram o lugar:

Erik dos Santos, Gabriel Lopes dos Santos, Isabella Resende Ramos, Leticia Millayne Alves da Silva, Miguel Felipe Omena de Souza, Rebeca Vitoria Silva de Oliveira, Sthefany Pereira Ribeiro da Silva, Ester Muniz de Moraes, Flávio Correa Gomes, Kaique Samuel Gomes de Almeida, Miguel Araújo dos Santos, Millena Layane Pereira e Rayssa da Silva Santos.

Confira os estudantes do 5º Ano da Emeief Professora Maria Aparecida Degaspare, que obtiveram o lugar:

Ana Beatriz de Pádua Santos, Ana Beatriz Zandomenighi Magalhães Silva, Ana Vitória Fernandes Martins, Davi Permagnani, Davi Rodrigues da Silva, Gabrielly Fernanda Selegatto, Graziela Trindade da Silva, Isaac de Paula Almeida, João Victor Cardoso da Silva, Julia Cristina dos Santos Costa, Laura Beatriz Vargas de Sousa, Leonardo Claudino Santos, Leticia Granso de Queiroz, Luana Medeiros dos Anjos, Maria Eduarda Cortelassi, Marina Eduarda da Silva, Paulo Davi Cavalcante Durães Rocha, Pedro Henrique Bezerra Cardoso, Priscilla Ferraz, Rafael Alves Pires, Rafaella Marchetti dos Santos, Raphael Oliveira Evangelista, Sofia Siqueira Soares, Sophia Rodrigues de Souza, Victória da Silva Cristiano, Vinícius Andrade Santos, Vitória Helena de Lima e Yan Domingues Santana.