TRANSPORTE FERROVIÁRIO
Órgão federal defende Limeira em projeto de trem intercidades
11/12/2018 | 18h55
Órgão federal defende Limeira em projeto de trem intercidades

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) defendeu a inclusão de Limeira no projeto de trem intercidades. A proposta foi feita pelo diretor do õrgão federal, Sérgio de Assis Lobo, durante audiência pública ocorrida na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, na manhã desta terça-feira (11). O projeto previa até então a ligação de São Paulo a Americana. A informação sobre a fala de Lobo foi confirmada pela assessoria do deputado federal Miguel Lombardi, que participou da audiência pública como membro da comissão. Miguel fez gestão para a inclusão de Limeira.

A inclusão de Limeira no projeto, que agora será estudada pela ANTT, é resultado de um intenso trabalho realizado pela atual administração nesses dois anos. “Defendemos que o projeto chegasse a Limeira em várias encontros e instâncias diferentes. Foi um trabalho permanente da nossa equipe”, afirmou o prefeito Mario Botion.

O prefeito menciona, por exemplo, divugação de uma dissertação de mestrado da FCA, que destaca Limeira como município essencial entre 26 cidades para ter um terminal intermodal de cargas e que atenderia também trem de passageiro – como o projeto intercidades do governo estadual pleiteado em Brasília junto a ANTT. O prefeito e o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, estiveram no encontro.

Botion cita ainda um seminário realizado pela Câmara Municipal em agosto do ano passado, quando a proposta de Limeira foi defendida. O seminário, que teve como um dos protagonistas o vereador Toninho Franco, teve a presença na época do deputado federal Vanderlei Macris, do presidente da Associação Brasileira das Indústrais Ferroviárias (Abifer) e de Robeiro Meira, diretor comercial da Estação da Luz Participações, grupo responsável pelo estudo e projeto do trem intercidades.

O prefeito também fez outras inúmeras gestões sobre o assunto junto aos deputados Vanderlei Macris (federal) e Cauê Macris (estadual), este último atual presidente da Assembleia Legislativa.

A audiência de hoje em Brasília teve ainda a participação de representantes de empresas do setor, o que fortalece a viabilidade do projeto – proposta do ex-governador Geraldo Alckmin e que o governador eleito, João Doria, também faz a defesa.

Limeira também está se preparando para o projeto. Um exemplo disso é a proposta de construção de um terminal intermodal, que está incluindo no “Cidadela União”, e que será executado com recursos de investidores como contrapartida para o município.

Tito Almirall disse ainda que o projeto do trem intercidades foi levado ao Aglomerado Urbano. A atual administração ainda desenvolveu um amplo estudo demográfico como forma de defender a inclusão de Limeira