PARCERIA
Pista de Mountain Bike será inaugurada domingo no Horto
13/07/2018 | 17h36
Pista de Mountain Bike será inaugurada domingo no Horto

A Prefeitura de Limeira fará a inauguração oficial de uma pista de Mountain Bike neste final de semana no Horto Florestal. Para tanto, será realizada a final de uma competição estadual da modalidade. A construção da pista teve início após uma reunião realizada há um ano em que foi celebrado convênio entre o município e clubes de bike da cidade. “É mais um trabalho que envolveu segmentos importantes da comunidade. Nesse caso, mais uma vez o resultado foi excepcional”, diz o prefeito Mario Botion.

Com a parceria, a Prefeitura ofereceu mão de obra e maquinário para serviço de abertura de passagem do percurso da pista, construída em meio aos eucaliptos do Horto. O trajeto da pista tem 7,2 mil quilômetros. Ciclistas que integram clubes da modalidade no município atuaram semanalmente na construção do espaço e cuidando do traçado. “Foi um prazer imenso ter essa acolhida da Prefeitura e participara da construção da pista”, diz Francisco Cardoso, dirigente do Limeira Bike Clube.

Além do Limeira Bike Clube, outras entidades similares, por meio de seus membros, participaram da construção da pista, como a “Turma do Peru”, “Canelas de Aço”, “Porteiro Bike”, “Pedala Limeira”, “Turma da Padoca”, “Mindu Shopping Bike”, “Leal Bike”, entre outras.

Durante a coletiva, o prefeito mencionou iniciativas de seu governo de celebrar parcerias com a comunidade. Ele lembrou que, além da pista construída no Horto, inúmeras outras ações envolvendo prefeitura-população foram realizadas nos dezoito meses de sua administração. A mais recente delas foi a revitalização completa de campo de futebol no Cecap, agora denominado por moradores de “Arena Cecap”. “É fundamental o envolvimento da comunidade, pois o cidadão passa a adquirir um conceito de pertencimento do espaço público”, afirma Botion.

DIVERSIDADE

A iniciativa da pista mobilizou quatro secretarias municipais, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Agricultura, Desenvolvimento, Turismo e Inovação e Esporte e Lazer. “Verificamos que a pista no Horto passa a ser mais uma importante atração para potencializar a economia da cidade e trazer turistas para Limeira”, diz o secretário Tito Almirall (Desenvolvimento).

Com o traçado praticamente concluído, a pista passou a atrair nas últimas semanas ciclistas de vários municípios da região. Somente em Limeira, estima-se que 10 mil pessoas estejam envolvidas com modalidades praticadas com bicicleta.

A implantação do pista confirma o aspecto de diversidade do Horto Florestal – espaço que o atual governo está atuando para se transformar num grande complexo de lazer do município. “Nosso projeto é permitir que as famílias de Limeira frequentem o Horto, uma região proprícia para diversão e práticas esportivas”, observa o prefeito Botion.

EVENTO

Como forma de coroar a entrega oficial da pista, o espaço será palco da etapa final da Taça São Paulo de Mountain Bike, evento organizado pela empresa Mix Sport. A atividade irá reunir 170 ciclistas, que serão divididos em 23 categorias – distribuídas por idade e sexo, e ainda uma categoria específica para pessoas com deficiência. A prova que será realizada em Limeira tem caráter olimpíco. “No próximo ano, a pista de Limeira já está incluída em nosso calendário de etapas”, diz Robson José Pagotti, diretor da empresa. “O espaço criado aqui em Limeira é um dos melhores do Estado”, afirma.

Neste sábado, a partir das 14h haverá treinos livres e a primeira largada de domingo está prevista para as 8h30. São esperados competidores de outros estados e também um norte-americano e um argentino.

Além de Botion, de Cardoso e de representates de clubes de bike, estiveram presentes na coletiva, o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, os secretários municipais, Tito Almirall, Luiz Augusto Zanon, Dagoberto Guidi, Rodrigo Oliveira, Daniel de Campos, André Basso, e Edison Moreno Gil, além do vereador Mir do Lanche, e Márcio Buratti, assessor do vereador Nilton Santos.