SOLUÇÕES
Limeira sedia encontro de secretários municipais de segurança
02/02/2018 | 16h40
Limeira sedia encontro de secretários municipais de segurança

O prefeito Mario Botion participou nesta sexta-feira (2) do Segundo Encontro Regional de Secretários Municipais de Segurança Pública do Estado de São Paulo. Durante o evento, que ocorreu no Paço Municipal (Edifício Prada), foram discutidas ações de combate à criminalidade, bem como o papel das Guardas Civis Municipais.

Botion, que esteve acompanhado do vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o dr. Júlio, destacou a relevância da iniciativa. “É preciso compartilhar soluções e experiências exitosas, visando a melhoria da qualidade na prestação de serviços na área de segurança pública”, comentou.

O prefeito também falou sobre a crescente importância das Guardas Civis Municipais no contexto de segurança pública e da necessidade de obtenção de recursos junto ao Governo Federal. “Devemos unir forças para pleitear junto ao Conselho Nacional de Segurança verbas complementares para as guardas municipais”, frisou.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Francisco Alves da Silva, também comentou os proveitos da formação do grupo de secretários. “Temos que intensificar a troca de experiências e buscar a integração ainda maior das polícias Militar, Civil e das Guardas Municipais”, comentou.

Na ocasião, secretários de segurança dos municípios de São Paulo, Campinas, Hortolândia, Araraquara e Elias Fausto conheceram algumas ações desenvolvidas pela Prefeitura de Limeira na área de segurança, como a Muralha Digital, que atualmente dispõe de mais de 40 câmeras instaladas em pontos estratégicos.

Na sequência, o representante da empresa de tecnologia Newello, Mário Montenegro, fez uma explanação sobre sistemas de segurança que permitem a conexão de câmeras para vigilância, leitura de placas de automóveis, gestão de alarmes, informações do trânsito e aplicativos para os cidadãos.

O secretário de Segurança Urbana de São Paulo, José Roberto Rodrigues de Oliveira, que tem atuado no combate ao tráfico na região da cracolândia, no centro da capital paulista, discorreu sobre o uso da tecnologia na segurança pública. “Essa é uma boa oportunidade para discutir assuntos relativos ao segmento de segurança. Juntos somos mais fortes. Sediar essa reunião demonstra uma visão moderna da administração pública por parte do prefeito Mario Botion”, disse.

Ao final do encontro, o secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio, criou grupos de estudos para discutir temas como: financiamento das ações de segurança municipal; recebimento pelas GCMs de armas provenientes de apreensões; redução de ICMS para compra de armamento por parte das GCMs; revisão da matriz curricular para formação de guardas municipais; revisão de critérios para porte de armas, entre outros.

Também estiveram presentes ao evento, o promotor de Justiça André Luiz Brandão, o comandante do 36º Batalhão da PM, Cel. Cláudio Roberto Sorge; o delegado seccional de Limeira, Antonio Luis Tuckumantel, além de representantes dos municípios de Osasco, Porto Feliz, Cordeirópolis, Barretos e de integrantes do Conseg de Limeira.