CDP
Presídio é inaugurado pelo Estado; SAP elogia ações de Limeira
20/04/2018 | 17h28
Presídio é inaugurado pelo Estado; SAP elogia ações de Limeira

O governo estadual, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), inaugurou na manhã desta sexta-feira o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, a 170ª unidade prisional do Estado. O CDP, instituição penal que tem a finalidade de abrigar presos que aguardam julgamento, está situado no quilômetro 32 100 metros da Rodovia Luis Ometto (SP-306), a Iracemápolis-Santa Bárbara.

O secretário da SAP, Lourival Gomes, esteve presente na solenidade, representando o governador Márcio França. O CDP entrará em funcionamento na próxima segunda-feira. O presídio tem capacidade para abrigar 823 presos e teve um investimento de R$ 47 milhões. Ele será comandado por Heber Anaor Janei.

“O ideal seria construirmos mais escolas com esses recursos e não presídios, mas infelizmente a nossa realidade é outra e o CDP é bastante necessário”, disse o prefeito Mario Botion, que participou da solenidade. Segundo o prefeito, com mais escolas teremos cidadãos com mais disciplina e uma sociedade mais tolerante.

Botion reforçou a disposição de continuar acolhendo presos na Prefeitura para realizar serviços à sociedade, como hoje já ocorre em parceria com o Centro de Ressocialização.

Juiz da 2ª Vara Criminal de Limeira e corregedor do presídio, Luiz Augusto Barrichello Neto, discursou na mesma linha do prefeito. “Num mundo ideal, não precisaríamos estar inaugurando presídios. Mas, não existe mundo real. E, infelizmente, a criminalidade está aí”, relata. Durante seu discurso, Barrichello lembrou a tentativa de buscar junto ao governo estadual a mudança de modelo do presídio, antes projetado para ser um CPP – que abrigaria presos condenados. Ele agradeceu a SAP por atender o pleito.

Há uma demanda reprimida de presos que aguardam condenação. Segundo Barrichello, atualmente 600 presos de Limeira nestas condições estão abrigados no CDP de Piracicaba. Essa população carcerária, agora, será aos poucos transferida para a instituição inaugurada hoje.

Secretário da SAP, Lourival Gomes, disse que “lamenta o fato de o Estado ter que construir presídios”. “E construir muitos”, observou. Segundo ele, atualmente 9 mil pessoas são presas mensalmente no Estado. “São milhares de jovens perdendo uma estapa fundamental de suas vidas”, descreve. O Estado, informa ele, mantém hoje 228.600 pessoas no sistema prisional – sendo 95% de homens e apenas 5% mulheres.

O CDP foi constuído sob um modelo moderno que agrega segurança e ferramentas tecnológicas. O presídio tem áreas destinadas a reintegração, educação e formação profissional dos presos. Há biblioteca, cozinha, padaria e oficinas de trabalho. Toda alimentação será feita pelos próprios detentos.

Jean Ulisses Carluci, que coordenada unidades prisionais da região de Campinas (a qual Limeira está inserida) fez elogios às parcerias da comunidade do município com o Centro de Ressocialização (CR).

O desembargador Luis Antonio Cardoso disse que o modelo de CDP construído em Limeira é benéfico para instituições como o Judiciário, Promotoria e Polícias. “Mas obra será bastante positiva para a população carcerária”, diz. Na sua visão, a estrutura garantirá um tratamento justo e humanizado para os detentos.

Dirigentes de presídios da região, delegados, oficiais da PM, juizes, promotor, advogados e funcionários da nova estrutura participaram da inauguração – que teve também a presença do ex-prefeito Pedro Kühl, do prefeito de Iracemápolis, Fábio Zuza, dos vereadores Zé da Mix (presidente da Câmara), Erika Tank, Mayra Costa, Carolina Pontes e Estevan Nogueira.

O vice-prefeito Julio C. Pereira dos Santos, que chegou acompanhado de Botion, também participou, além do secretário Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil) e da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia dos Santos.