MORRO BRANCO
Prefeitura realiza plantio de mudas e inicia revitalização de quadra
23/10/2017 | 17h13
Prefeitura realiza plantio de mudas e inicia revitalização de quadra

O prefeito Mario Botion participou na manhã de ontem (22) do plantio de mudas de árvores em uma área verde, no Jardim Morro Branco. A iniciativa contou com a participação dos moradores do bairro e dos integrantes do Clube de Desbravadores “Hatikvah”. Após o plantio, todos foram até a quadra poliesportiva, localizada no Centro Comunitário e ao lado da área verde, para iniciar os trabalhos de revitalização da quadra. “Por meio destas ações despertamos na população o sentimento de pertencimento. O objetivo é trazer a comunidade para participar e cuidar daquilo que é dela. Hoje começamos com alguns serviços, mas ao longo da semana outros serão executados. O trabalho também será estendido para outras outras regiões do município”, destacou o prefeito.

As melhorias no espaço começaram no início do mês com a manutenção e construção de uma pista de caminhada. Os serviços foram executados pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos. Contando com a parte já existente, a pista tem cerca de 450 metros lineares de extensão total. A quadra receberá nova pintura e alambrado. Tabelas e cestas para a prática de basquete já foram instaladas no espaço. “Estamos revitalizando estas áreas com o envolvimento dos moradores. A reforma atende à solicitação da comunidade que irá ajudar o poder público a cuidar deste espaço. Desta forma, todos ficam motivamos para participar de atividades nestes locais”, explicou o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon.

PLANTIO

Na área verde foram plantadas duas mudas de Pintangueira (Eugenia uniflora) e uma muda de Jatobá (Hymenaea courbaril ), Grumixama (Eugenia brasiliensis), Maria-mole (Senecio brasiliensis) e Cambuí amarelo (Myrciaria delicatula). “Escolhemos mudas de espécies frutíferas nativas do Brasil partindo sempre do princípio de que as plantas devem ter utilidade em todos os aspectos, desde a parte ambiental até o uso da comunidade. A participação dos moradores e das crianças nestas ações é sempre importante. Explicamos como foi feito o plantio e qual o procedimento a ser seguido para cuidar das plantas”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo.

Os moradores do bairro ficaram satisfeitos com a ação. “Há muito tempo lutamos para que esta área fosse revitalizada e agora este desejo está se concretizando. É muito importante ter um espaço em nosso bairro adequado para a prática de atividades físicas, com pista de caminhada, quadra, além das árvores que foram plantadas e vão trazer benefícios para a nossa qualidade de vida”, disse Osana de Sousa Ribeiro, que reside no Jd. Morro Branco há 26 anos.

“Nós trabalhamos com crianças e adolescentes de 10 a 15 anos de idade. Participar de projetos como este é fundamental para mostrarmos a importância de colaborar com a comunidade e com a Prefeitura de Limeira”, comentou o diretor associado do Clube de Desbravadores “Hatikvah”, Gustavo Henrique Nazário.

Durante a iniciativa também estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Francisco Alves, o diretor de Manutenção da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Tikara Okawada, o diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Rogério Mesquita, o vereador Jorge de Freitas e integrantes do projeto “Natal Solidário”.