ENCONTRO
Projeto para SESC em Limeira avança; prefeito oferece apoio
24/03/2017 | 16h06
Projeto para SESC em Limeira avança; prefeito oferece apoio

Após sete anos, o projeto de construção de uma unidade do SESC em Limeira começa a avançar de forma significativa. A informação é de Sergio Battistelli, coordenador e responsável pela assessoria técnica e de planejamento da entidade em São Paulo. No Estado, o SESC – que pertence ao sistema “S” - tem como principal braço a Federação do Comércio do Estado de São Paulo. “A notícia que recebemos hoje (24) é excepcional para a cidade”, disse o prefeito Mario Botion.
A declaração de Battistelli ocorreu durante encontro com Botion no final da manhã. Recentemente, o SESC lançou concurso para a contratação de um projeto arquitetônico para a obra. Tão logo tomou conhecimento desta informação, Botion iniciou contatos para se reunir com Battistelli e discutir os próximos passos para a construção da unidade em Limeira.
A reunião teve a presença do secretário de Desenvolvimento, Turismo e Inovação, Tito Almirall, do gerente do SESC de Piracicaba, Fábio José Rodrigues Lopes, além do presidente e diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Limeira (Sicomércio), respectivamente, Eduardo Hervatin e Rogério Delmondi.

ESTRUTURA
A unidade do SESC em Limeira será construída num imóvel no Jardim Olga Veroni. O terreno, que fica as margens do Anel Viário, foi doado pelo município, em 2010. Incluindo área coberta, a unidade terá cerca de 23 mil metros quadrados de construção.
O SESC de Limeira terá um teatro, um ginásio multiuso, piscinas, centro odontológico, entre outras atrações. “A arquitetura do prédio tem como objetivo fazer com que o usuário conheça tudo o que o SESC tem para ser oferecido”, explica Battistelli.
Segundo o coordenador, o SESC Limeira terá um orçamento de R$ 20 milhões anuais. Pelo local, deverão passar de 25 a 30 mil usuários por semana. Além disso, a unidade deverá ter 240 funcionários. A expectativa é que 30% desse total sejam transferidos de outras unidades. Para completar o quadro, o restante poderá ser de mão-de-obra local.
Para Botion, o SESC ajudará a impulsionar os negócios de Limeira, tamanha é a rede de serviços que poderá atendê-lo.
O prefeito afiançou que colocará à disposição da entidade, a começar da sua fase de desenvolvimento do projeto de arquitetura, toda a estrutura de secretarias da prefeitura que for necessária para que o espaço seja construído.

PRAZOS
Segundo Battistelli, a previsão para a entrega do prédio é para 2021. O cálculo desse prazo leva em conta fases como a contratação do projeto de arquitetura e de execução, licitação e início e final das obras. De acordo com o coordenador do SESC, a previsão é de que o início da construção ocorra em 2019 e seja concluído em 36 meses. “Estamos levando em conta a magnitude da obra e o cenário econômico do país nos próximos anos”, observa.
Tito Almirall reforçou que sua secretaria está à disposição para que o projeto avance. “Vamos fazer tudo o que for possível”, declarou o prefeito. Mario Botion ficou entusiasmado com o resultado do encontro. “O benefício que a cidade terá será visível”, destacou Botion. O prefeito reforçou o papel essencial de dirigentes do Sicomércio na vinda do SESC, como Rogério Delmondi e Eduardo Hervatin. “É de enaltecer o esforço deles, foi um trabalho de fôlego”, relatou.