2ª EDIÇÃO
Prefeito no Bairro movimenta região do Jd. Aeroporto
04/03/2017 | 14h36
 Prefeito no Bairro movimenta região do Jd. Aeroporto

A dona Florisa da Silva Primo fez questão de ir ao encontro do prefeito Mario Botion na manhã deste sábado (4) para se apresentar. “É um trabalho excelente.  É o prefeito no meio do povo, no lugar que ele deve estar”, disse ela, a respeito da segunda edição do “Prefeito no Bairro”, realizada na escola Maria Apparecida de Luca Moore, no Jardim Aeroporto.

Durante quase três horas, o projeto levou 150 cidadãos ao encontro do prefeito e de todos os secretários municipais para apresentar suas demandas. O atendimento envolveu, além do Jardim Aeroporto, bairros da região, como o Ernesto Kühl, onde Florisa atua como presidente da Associação de Moradores. “Quero compartilhar nossos problemas com o prefeito, a partir desse nosso contato inicial”, disse a mulher, uma incansável senhora que reside há 20 anos no bairro, desde a sua formação, em meados da década de 90.

Do Jardim das Paineiras, um autônomo foi levar denúncias envolvendo ocupações irregulares em bairro da sua região. Ele conversou com os secretários Matias Razzo (Planejamento), Marcela Siscão (Habitação) e Daniel de Campos (Assuntos Jurídicos). “Em 34 anos de Limeira, é a primeira vez que vejo um prefeito promover uma ação desse tipo”, observa. “É algo fundamental para o cidadão”, disse. Ele estava com expectativa de sair do local com o seu problema encaminhando e à espera de uma solução.

A equipe do secretário Luiz Augusto Zanon (Esportes) atendeu, entre outros, moradores de bairros distantes e que foram pleitear a retomada das atividades de hidroginástica no Centro Comunitário do Jardim Esmeralda. “Vamos buscar adequar o horário de nossos professores para tentar viabilizar as aulas naquele espaço”, disse Zanon.  A atividade havia deixado o local por iniciativa dos próprios frequentadores que buscaram um centro comunitário próximo dali.

Na área de Mobilidade Urbana, a totalidade das reclamações que chegou ao secretário Rodrigo Oliveira está relacionada ao transporte coletivo. “São problemas de superlotação de ônibus em horário de pico”, disse. Oliveira já encaminhou o caso para o setor de fiscalização de sua secretaria.

Luís Gustavo de Lima, presidente do Clube dos Desbravadores – entidade similar ao escotismo e que desenvolve trabalhos sociais com 300 adolescentes de bairros mais carentes também conversou com Botion. “Fui agradecer ao prefeito pela presença de sua equipe aqui na escola, onde realizamos há 10 anos nossos trabalhos”, disse.

O representante do clube foi se colocar à disposição da Prefeitura para ampliar as tarefas comunitárias realizadas pelos adolescentes. “Já fizemos de tudo, desde doação de sangue até pintura em escolas”, relatou.

APERFEIÇOANDO

Jú Negão, assessor no gabinete do prefeito e organizador da ação realizada neste sábado, disse que o resultado foi satisfatório. “O envolvimento dos secretários e de suas equipes comprovam que estamos no caminho certo”, disse. “Para falar com o prefeito e os secretários, não existe nenhum tipo de filtro”, diz.

Vice-prefeito, Júlio C. Pereira dos Santos, também saiu satisfeito com o que viu. “Mais uma vez atingiu nossos objetivos”, relatou.

O prefeito Mario Botion relatou que o fundamental é que o governo esteja em sintonia com a população. “Percebemos a importância que o cidadão está dando para essa nossa ação”, declarou. Para Botion, o projeto vai se aperfeiçoar mais a cada nova edição.

O “Prefeito no Bairro” acontece uma vez por mês. Ainda não está definida qual será a próxima região que será atendida.

Texto: Carlos Chinellato / Fotos: Adilson Silveira