PROESA
Ginástica Rítmica e Atletismo são destaque nas Olimpíadas Especiais com 10 medalhas
08/11/2022 | 17h40
Atletas do Programa de Esportes Adaptados da Secretaria de Esporte e Lazer de Limeira, o Proesa, participaram no fim de semana dos Jogos Nacionais das Olimpíadas Especiais Brasil, em Jundiaí (SP). Integraram a equipe do Proesa, oito atletas, que trouxeram dez medalhas, competindo nas modalidades de atletismo e ginástica rítmica. Esta última, foi a grande sensação dos jogos, pois as atletas ficaram com o ouro em todos os níveis de habilidades, totalizando cinco medalhas. A competição  recebeu aproximadamente 300 atletas da Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.

A assessora especial de Gestão Pública da prefeitura, Ângeli Polatto Boaventura, enfatizou a persistência dos atletas e a qualidade do treinamento oferecido pelos professores do Proesa. “Nossos professores acreditaram no potencial de cada atleta, o que contribuiu para os excelentes resultados", ressaltou. “É através da Special Olympics que temos a oportunidade de demonstrar todo o esforço e dedicação da nossa equipe, tanto dos atletas, quanto dos técnicos", salientou Ângeli.

O secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon, comentou o desempenho alcançado pelos atletas. “O destaque dos atletas nessa competição é resultado do trabalho desenvolvido com seriedade e que a cada dia vem colhendo mais frutos”, disse.

O prefeito Mario Botion elogiou o desempenho dos atletas durante a competição. "Foi um resultado maravilhoso, que engrandece ainda mais o nome de Limeira", destacou. O Proesa - estrutura voltada para atender atletas com deficiência - foi criado no início da primeira gestão de Botion, em 2017. "Adotamos esse trabalho como política pública, promovendo saúde e inclusão por meio do esporte", afirmou o prefeito.

Confira o quadro de classificação da equipe do Proesa:

Ginástica Rítmica:

- Érica Raíza Coimbra, ouro nas maças e na corda (nível 2);

- Luiza Zanetti Sampaio, ouro no aparelho corda (nível 1), conforme grupo de habilidade;

- Luisa Schenke de Luca, ouro no aparelho corda (nível 1), conforme grupo de habilidade;

- Carolina de Oliveira Gachet, ouro no aparelho corda (nível 1), conforme grupo de habilidade;

Atletismo:

- Junior Araújo de Almeida, prata nos 100 metros rasos e no arremesso de peso;

- Geovana Bertagna da Silva, prata no salto em distância e bronze nos 100 metros rasos;

- Rafaela Mattana, prata nos 100 metros rasos e o quarto lugar no salto em distância;

- Enrico Denardi, quarto lugar nos 100 metros rasos.