Monsenhor Gustavo Mantovani tem nome entronizado em viaduto
24/09/2022 | 15h52
Monsenhor Gustavo Mantovani tem nome entronizado em viaduto

O viaduto que liga o Centro à região Sul de Limeira agora tem o nome de “Monsenhor Gustavo Mantovani”. A entronização aconteceu neste sábado (24) e contou com a presença do prefeito Mario Botion, da vice-prefeita Erika Tank, da vice-presidente da Câmara, Lu Bogo, do irmão do monsenhor, Fernando Mantovani, e do vigário da Forania Nossa Senhora das Dores, padre Reginaldo Schivo.

A escolha de Mantovani para denominar o viaduto é fruto de um processo democrático e transparente, determinado pelo prefeito Mario Botion, por meio de legislação específica. Primeiro, a comunidade pode indicar os nomes, que depois foram avaliados criteriosamente por uma comissão técnica. A eleição do nome aconteceu em 15 de agosto – votaram membros do Executivo e do Legislativo.

O prefeito descreveu o momento como de “muita alegria”. “Uma obra muito importante e que beneficia milhares de pessoas. E nada mais justo do que entronizar nesse viaduto o nome de uma pessoa que contribuiu intensamente na qualidade de vida da nossa população. Esse foi o padre Gustavo Mantovani, uma pessoa muito acolhedora”, destacou Botion.

Erika Tank destacou o fato de o nome de monsenhor ter sido escolhido pela população e endossado por uma comissão técnica. “Foi um trabalho criterioso. O nome de Mantovani celebra a importância dessa obra para toda a população”, enfatizou. “O Legislativo também teve papel importante na escolha do nome para o viaduto”, complementou a vereadora Lu Bogo.

HOMENAGEM

Monsenhor Gustavo Mantovani chegou a Limeira em 1960, mesmo ano da criação da Paróquia São Benedito, onde permaneceu padre até o falecimento, em 2019. Fundou o Colégio São Benedito e auxiliou na construção do Recando dos Idosos Nossa Senhora do Rosário, em 1995. Foi em 2005 que Mantovani recebeu o título de “Monsenhor”, outorgado pelo então bispo diocesano de Limeira, dom Augusto Zini Filho.

Responsável pela Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Americana, padre Marcos Daniel Ramalho passou dez anos ao lado do monsenhor e enalteceu seu trabalho. “Ele celebrou milhares de casamentos e batizados e contribuiu para que as pessoas cultivassem valores. Mantovani viu essa cidade crescer e fez de Limeira seu lar, tinha um grande carinho pelos limeirenses”, afirmou Ramalho.

Representando o bispo diocesano Dom José Roberto Fortes Palau, padre Reginaldo observou a importância da obra e da homenagem ao monsenhor. “Essa é uma obra que contribui para o progresso e o desenvolvimento de Limeira. E hoje lembramos do Monsenhor Gustavo Mantovani, uma pessoa que traduziu seu amor ao evangelho em fé e bondade às pessoas. Uma merecida homenagem”, afirmou.

O VIADUTO

Considerada a obra viária mais importante de Limeira dos últimos vinte anos, o viaduto tem extensão de 500 metros. Todo o complexo viário recebeu iluminação em LED com padrão de alta tecnologia. A estrutura, com duas faixas em cada um dos sentidos, possui ainda passagem para pedestre e ciclovia. Mensalmente, mais de um milhão de veículos passam pelo viaduto.

Participaram da entronização, os secretários municipais Rodrigo Oliveira, Dagoberto Guidi, Wagner Marchi, Luiz Augusto Zanon, Farid Zaine, Sérgio Moreira, Marcela Siscão e Aucélia Damaceno, os vereadores João Antunes Bano e Helder do Táxi, o presidente da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, Mariano Freire, o vigário-geral da Diocese de Limeira, padre José Bryan, e o padre Ciro Sinotti, da paróquia São Benedito.

O agora Viaduto Monsenhor Gustavo Mantovani foi inaugurado em março de 2021, após o tempo recorde de um ano de obras.