Aedes Aegypt
Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue
14/01/2017 | 11h01
Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue

A prefeitura de Limeira, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou hoje (14), o primeiro mutirão de combate à dengue de 2017. A ação atendeu a uma decisão do prefeito Mario Botion, de priorizar o trabalho de prevenção. Botion e o vice-prefeito Júlio César Pereira dos Santos, o dr. Júlio, comandaram a ação que teve início por volta das 8h.
A ação também contou com a participação dos secretários Luiz Ricardo Menezes Bastos (Saúde), Dagoberto de Campos Guidi (Obras e Serviços Públicos), Antonio Peres (Comunicação), Francisco Alves da Silva (Segurança Pública e Defesa Civil) e da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade Roberta Botion.
Com o reforço da Operação Só Cacareco, foram recolhidos materiais inservíveis como móveis, eletrodomésticos, plásticos e embalagens. A área de abrangência integrou os bairros Vila Castelar, Vila Paulista, Vila Tatuibi, Jd. Santana, Vila Ferreira, Jd. Brasil, Jd. Santo André, Vila Anita, Jd. Piratininga, Vila Paraíso e Vila Glória. “Em ações conjuntas conseguimos maior efetividade e abrangência dos trabalhos”, destacou Botion.
Além do Só Cacareco, a iniciativa contou com o trabalho de 100 agentes da prefeitura. Eles atuaram na vistoria de imóveis e eliminação de criadouros. A população também foi orientada sobre as formas de eliminar potenciais criadouros do mosquito. “Com este trabalho conseguimos verificar as áreas que merecem mais atenção por parte dos agentes de controle de zoonoses”, explicou a coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa
Os mutirões devem prosseguir até 30 de abril, sempre aos sábados (exceto feriados). Também seguem andamento um levantamento sobre a incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti nos imóveis da cidade. O trabalho, denominado “Avaliação de Densidade Larvária”, deve ser realizado pelo menos três vezes ao ano, nos meses de janeiro, julho e outubro, atendendo às normas técnicas estabelecidas pela Secretaria Estadual da Saúde
A agenda será divulgada pela Prefeitura de Limeira em seus canais oficiais de comunicação.