196 ANOS DE LIMEIRA
Botion apresenta balanço e anuncia novas ações; UBS Campo Belo será inaugurada dia 24
06/09/2022 | 17h57
Em referência ao aniversário de 196 anos de Limeira, no dia 15, o prefeito Mario Botion anunciou, em coletiva de imprensa, os projetos que serão lançados em breve pela Administração Municipal. Entre eles, o lançamento da pedra fundamental da UPA do Jd. Aeroporto, no dia 10, e a inauguração da UBS do Campo Belo, no dia 24. Botion também fez o balanço das ações mais recentes executados pelo município. Realizada no Paço Municipal (Edifício Prada), nesta terça-feira (6), a reunião contou com a presença da vice-prefeita, Erika Tank, da presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, e de secretários municipais.

Quanto aos projetos, Botion destacou a construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jd. Aeroporto. O lançamento da pedra fundamental está marcado para dia 10. Já a UBS do Jd. Campo Belo, edificada por meio da contrapartida de empreendimento imobiliário, será inaugurada dia 24. Ainda na área de Saúde, o município ganhará duas novas UBSs, nos bairros Santa Eulália e Geada, neste último local, Botion enfatizou a implantação de um loteamento popular, totalmente urbanizado, com 1.061 terrenos (o projeto executivo das obras de infraestrutura está em andamento).

Anunciada anteriormente pelo prefeito, a modernização do parque de iluminação está prestes de ser executada. Com o término do processo de licitação, o contrato com a empresa que fará a troca das 34 mil lâmpadas de ruas e avenidas da cidade, pelo modelo LED, será assinado ainda neste mês. “Deixaremos a cidade com uma luminosidade melhor”, comentou Botion.

Marco do comércio da região central, a reconstrução do Mercado Modelo (Mercadão) também foi mencionada pelo prefeito. Porém, antes de ser iniciada, a prefeitura fará a construção de galerias para captação de águas pluviais. A obra será executada por empresa já licitada e deverá ter início neste segundo semestre. O antigo estacionamento do Mercadão ganhará um piscinão, interligado a galerias na Rua Duque de Caxias. O projeto evitará, em definitivo, alagamentos na região.

Botion enalteceu a maior obra viária do município dos últimos 20 anos, o viaduto que liga o Centro à região Sul, pelo qual circulam cerca de 1 milhão de veículos por mês. “Esse fluxo intenso de trânsito mostra que essa intervenção era necessária e muito oportuna”, frisou o chefe do Executivo. Ele informou que o viaduto será oficialmente batizado com o nome de Monsenhor Gustavo Mantovani agora em setembro. O patrono do viaduto foi escolhido por meio de concurso finalizado no mês passado.

O prefeito elencou outras ações viárias na cidade, com destaque para a duplicação do viaduto Paulo Natal e da Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, no trecho entre o Jd. São Lourenço e o Palmeira Real. O projeto na Lauro Corrêa prevê a criação de um boulevard, com espaço para pista de caminhada, ciclovia e outros equipamentos. Uma praça também mudará a paisagem na parte de baixo do Viaduto Paulo D’Andrea, assim como a reforma da Praça João Soares Pompeo, na Avenida Maria Buzolin, irá revitalizar toda a região. “Os trailers que ficavam no entorno da praça passarão a funcionar em oito boxes que serão construídos no espaço”, afirmou Botion. "Dois sanitários adaptados também levarão mais facilidade e conforto aos usuários”, frisou.

No setor esportivo, o prefeito evidenciou a área construída no Parque Cidade, ao lado do Vô Lucato, que abriga uma quadra multiúso e uma pista de skate. E ainda, as edições do programa Ação nas Praças, que promove torneios nas modalidades de vôlei de praia, basquete 3x3 e futevôlei em diversos espaços públicos da cidade. A última, realizada em 28 de agosto, na Praça de Esportes e Lazer Lucas de Almeida, no Jd. Esmeralda, reuniu 200 pessoas.

O investimento na manutenção desses equipamentos também foi citada pelo prefeito, como a Praça Oscar Antonio Breda, mais conhecida como Praça Itália, no Jd. Montezuma, a Praça de Esportes Luis Carlos Favetta, no Jd. Santa Adélia, e os ginásios de esportes do Jd. Santa Eulália e Jd. Santo André.

Unindo o esporte ao lazer, o Centro do Idoso, na Av. Campinas, será totalmente reformulado. Além disso, será interligado à Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Jardim por meio de uma praça. “A UBS também será reformada”, completou.

FESTA DA COXINHA

Sobre as atividades em torno do aniversário de Limeira, o secretário de Cultura, José Farid Zaine, destacou a 2ª Festa da Coxinha, que acontece dias 15, 16, 17 e 18, no Parque Cidade. A edição deste ano terá 29 atrações musicais, uma apresentação de dança, espetáculo teatral e contação de histórias para crianças. Farid enumerou outras atrações, como a apresentação da pianista Eudóxia de Barros, nesta sexta-feira (9), às 20h, no Teatro Vitória e o lançamento do Sistema Integrado de Acervos Limeirenses (Sial), no dia 12.