CONQUISTA
Prefeitura apresenta nova tabela salarial do magistério a sindicatos
24/03/2022 | 17h11
Prefeitura apresenta nova tabela salarial do magistério a sindicatos

Representando o prefeito Mario Botion, o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Limeira, Edison Moreno Gil, entregou na manhã desta quinta-feira (24) a nova tabela de salários do magistério ao Sindsel e à Apeoesp. O encontro, que ocorreu no Paço Municipal (Edifício Prada), contou com a presença da vice-prefeita Erika Tank, dos vereadores Terezinha da Santa Casa e Elias Barbosa, dos secretários André Luiz De Francesco (Educação) e Luiz Alberto Battistella (Administração) e de representantes de ambos os sindicatos.

A nova tabela consta de um Projeto de Lei que será encaminhado à Câmara Municipal, visando corrigir uma pequena distorção criada em projeto anterior, que reajustou o salário da categoria de acordo com o piso nacional. Na prática, esse novo projeto incide sobre o pessoal do chamado suporte pedagógico, ao fixar um novo patamar entre o salário desses profissionais e dos professores. Os servidores de suporte pedagógico são aqueles que atuam como diretores, vice-diretores, professores-coordenadores e agentes de desenvolvimento educacional.

Segundo Francesco, essa distorção foi detectada pelos sindicatos, logo após o projeto inicial ser encaminhado ao Legislativo. “Prontamente nos mobilizamos para fazer essa adequação”, frisou. Ele observou que, conforme pactuado na Mesa de Negociação Permanente, os salários dos servidores do magistério municipal passaram a seguir o piso nacional. “Instituir o piso nacional em Limeira é uma vitória histórica, que coloca nosso município a frente de muitas cidades brasileiras”, comentou o secretário de Educação.

Erika Tank, por sua vez, destacou que o investimento na melhoria salarial do magistério traz impactos positivos na educação como um todo. “O nosso objetivo é que as crianças que frequentam as escolas municipais tenham acesso ao ensino de qualidade”, afirmou.

A coordenadora da Apeoesp Limeira, Erika Monteiro Moraes, agradeceu ao secretário Battistella, por receber o sindicato, ainda no dia 11, e acolher os apontamentos apresentados. “Os trabalhadores que atuam no magistério são de ponta e a equiparação com o piso nacional é um avanço importante”, frisou.

Em sua fala, a diretora-coordenadora do Sindsel, Eunice Lopes, enalteceu a “coragem” da atual gestão em resolver uma reivindicação histórica e garantir o piso salarial para a carreira do magistério. “Reconheço o empenho da prefeitura para equiparar o salário do magistério com a remuneração nacional, porém essa conquista também é resultado de muita luta da categoria”, enfatizou Eunice.