LEITURA
Bibliotecas comemoram Dia Internacional do Contador de Histórias
17/03/2017 | 14h39
Bibliotecas comemoram Dia Internacional do Contador de Histórias

O Dia Internacional do Contador de Histórias, comemorado no dia 20 de março, terá atividades nas Bibliotecas de Limeira. Cerca de 500 alunos da rede municipal de ensino participam de uma manhã recheada de histórias e aprendizado, na segunda-feira (20). Seis contadores devem brincar com a imaginação dos presentes. A apresentação musical “Senta que lá vem história” abre a programação, às 9h15, seguida de contação de “O casaco de Pupa”, contada por Mara Belo. O encerramento será às 11h15.

A iniciativa envolve a Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz e a Biblioteca Pedagógica. Para Taciana Alvares, coordenadora da Biblioteca Pedagógica, a contação é um estímulo para aproximar a criança do comportamento leitor. “Durante a atividade, são apresentados elementos que contribuem com o encadeamento lógico da história pela criança e isso incentiva a habilidade de compreensão do texto”, fala.

Em continuidade às comemorações da data, nos dias 21 e 23, terça e quinta-feira, haverá oficinas na Biblioteca Pedagógica, voltadas a educadores e funcionários da rede municipal de educação. Na terça, a partir das 19h, Mara Belo apresenta o tema “A arte de contar histórias”. Já na quinta, também às 19h, o professor Adriano Paiva fala sobre “Literatura e contação de histórias no cotidiano escolar”. No dia 22, quarta-feira, o professor Paiva, realiza uma Oficina Literária na Biblioteca Municipal Prof. João de Souza Ferraz, às 14h. O evento é aberto a todos os interessados. Adolescentes atendidos pela Fundação Casa participam da atividade.

Confira a programação completa:

9h – Abertura

9h15 – Apresentação musical “Senta que lá vem história” - Dueto Borboletas e contação da história “O casaco de Pupa”, com a contadora Mara Belo.

9h40 - “A vida no ovo” - Contadora Edith Balancim

10h - “O gato esperto” - Contadora Rita Camargo

10h20 - “Ô preguiça” - Contadora Renata de Paula

10h40 - “Couro de piolho” - Contador Eder Jax