Prefeito inaugura quadra de basquete 3x3 no Parque Cidade
24/09/2021 | 16h00
Prefeito inaugura quadra de basquete 3x3 no Parque Cidade

Uma nova modalidade esportiva vem ganhando fôlego em Limeira, o basquete 3x3. Ontem (23), o prefeito Mario Botion e a vice-prefeita Erika Tank inauguraram mais uma quadra dessa modalidade, construída no Parque Cidade em contrapartida a um empreendimento imobiliário. A quadra já estava pronta há alguns meses, mas em decorrência da pandemia de coronavírus, a cerimônia oficial só pôde ser realizada agora. O espaço leva o nome de uma importante personalidade do basquete limeirense, Artur José Soares Júnior, conhecido como Tuca Soares, conforme Projeto de Lei de autoria do vereador José Roberto Bernardo, sancionado pelo prefeito no fim do ano passado.

Participaram da solenidade, os secretários Luiz Augusto Zanon (Esporte e Lazer), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Edison Moreno Gil (Chefe de Gabinete) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), a presidente do Ceprosom, Aucelia Damaceno, os vereadores Ju Negão e José Roberto Bernardo, além de familiares do homenageado e pessoas ligadas ao esporte. O evento ocorreu ao lado da quadra, que fica em frente à academia ao ar livre.

Botion destacou que a cidade conta com cinco quadras de basquete 3x3 e que outras duas estão em fase final de construção, nas praças de esporte do Jd. Esmeralda e do Jd. Santa Adélia. O prefeito afirmou que esse esporte vem despertando cada vez mais interesse por parte do público jovem, sobretudo depois que a modalidade foi incluída nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O 3x3 é uma variação do basquete, disputado com três jogadores em cada equipe, em uma quadra menor que a original. “Em breve Limeira será um núcleo de base de alto rendimento de basquete 3x3”, afirmou Botion, ao comentar as negociações com o Governo Federal nesse sentido.

Os investimentos em reformas e ampliações de áreas esportivas também foram mencionados pelo chefe do Executivo. Só no Parque Cidade, há duas obras em andamento, a edificação de dois banheiros acessíveis a pessoas com deficiência (próximos à Biblioteca Pedagógica) e a construção de um complexo esportivo, com pista de skate e área de lazer, ao lado do Vô Lucato. Recentemente, foi concluída a colocação de pergolado na cantina.

“Avançamos muito com reformas em quase todos os centros comunitários”, disse. “Além disso, desenvolvemos ações de pertencimento, trazendo a comunidade para participar da revitalização desses espaços”, frisou. Segundo Botion, foram mais de 70 ações dessa natureza em próprios públicos, principalmente em núcleos esportivos.

Homenagem

Falecido em 2006, aos 57 anos, Tuca Soares foi um dos maiores incentivadores do basquete de Limeira. Dirigiu por dez anos a modalidade no Nosso Clube. Em 1983, articulou a criação de uma equipe competitiva de basquete masculino na cidade, que ascendeu à divisão especial e tornou-se referência nacional, conquistando vários títulos estaduais e nacionais. “Ele era um apaixonado pelo basquete. Ficamos muito felizes com essa homenagem”, contou o filho Artur José Soares Neto, de 43 anos, que prestigiou a cerimônia, ao lado do filho Miguel, de 6 anos, dos irmãos Simone e Francisco Luis e demais parentes. “É uma satisfação muito grande, um momento único. O legado que ele deixou vai continuar”, resumiu Francisco Luis.

Erika Tank, que conhecia Tuca Soares, falou sobre o companheirismo e a admiração pelo antigo amigo, de “coração enorme”, nas palavras da vice-prefeita. “Ele nos deixou muito cedo, mas soube plantar não só o amor pelo esporte, mas também o amor pelos amigos”, comentou.

José Roberto Bernardo, por sua vez, enfatizou a garra com a qual o homenageado se dedicava ao esporte e a satisfação de perpetuar seu nome em um espaço público. “Deus me deu a honra de conversar com Botion e propor o nome de Tuca Soares para essa quadra de basquete”, frisou o vereador.

Ao relembrar a própria trajetória profissional, Luiz Augusto Zanon contou que Tuca Soares teve um papel decisivo em sua transferência para Limeira. “Em 1993, estava assinando contrato com outro clube, em Jales (SP), quando participei de uma reunião com dirigentes do Nosso Clube”, relatou. Foi então que Zanon começou a atuar em Limeira, inicialmente como jogador e mais tarde como técnico. “Fico muito honrado com a oportunidade de participar do projeto de criação dessa quadra”, afirmou.

Certificado

A cerimônia contou com mais uma homenagem, ao jogador Felipe Oscar de Camargo, de 30 anos, que apresenta uma história consagrada no basquete. Ex-jogador da modalidade no Nosso Clube, de 2003 a 2008, Felipe foi convocado para a Seleção Brasileira de Basquete 3x3, em 2018. No ano seguinte, foi classificado como o melhor jogador brasileiro no ranking da Federação Internacional de Basquete (FIBA), na categoria 3x3. Em 2020, foi o terceiro colocado na Liga Nacional de Basquete. Das mãos de Botion, Erika Tank e Luiz Augusto Zanon, ele recebeu um certificado de “Reconhecimento e Gratidão” pelas conquistas no esporte. “Agradeço a todos pela homenagem”, disse.