ARBORIZAÇÃO
Prefeitura investe na diversidade da vegetação da cidade
12/01/2017 | 14h23
Prefeitura investe na diversidade da vegetação da cidade

O prefeito Mario Botion, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, irá diversificar o plantio das espécies de árvores na cidade. Para simbolizar esse novo direcionamento, foram plantadas nesta quinta-feira, 12, oito mudas da espécie Calycophyllum spruceanum, em frente ao Edifício Prada - Paço Municipal, na rua Prefeito Dr. Alberto Ferreira. As árvores substituíram exemplares da espécie exótica Resedá, que não se adaptaram ao local ou foram alvo de vandalismo.

Botion, que fez questão de plantar um dos exemplares, informou que a substituição de espécies exóticas por nativas será feita gradativamente, visando aumentar a biodiversidade vegetal do município.

A Calycophyllum spruceanum é nativa da Amazônia e, segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Paulo Trigo, é mais adequada para ocupar áreas de grande circulação de pedestres, como a calçada em frente a prefeitura. “De grande importância ornamental, e ainda rara em nossa cidade, é uma árvore alta, porém com copa e diâmetro de tronco pequenos, apropriada para arborização de calçadas sem fiação.”

As mudas têm mais de 2,50 metros de altura, característica que conforme o secretário, dificultará novos atos de vandalismo. Ele salientou, ainda, que a espécie também estabelece um “diálogo” com o conjunto arquitetônico do Edifício Prada, por se tratar de uma planta esguia. “A ideia é fazer uma composição elegante com as colunas da fachada e as palmeiras imperiais existentes nos jardins da prefeitura”.

Participaram do plantio, o vice-prefeito Júlio César Pereira dos Santos, o dr. Júlio, secretários municipais, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, os vereadores Darci Reis de Sousa e Claudemir Vieira, o Mir do Lanche, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Roberta Franceschi Botion. “Essa iniciativa é fantástica e serve de estímulo para que a população faça o plantio de árvores em frente de casa”, frisou a primeira-dama.

Dr. Júlio também falou da importância de recuperação da vegetação da cidade, como forma de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. “As árvores são fundamentais para a saúde da população, além trazer impactos positivos no aspecto visual”, ressaltou.

Mais informações sobre pedidos de plantio de árvores podem ser encaminhadas à prefeitura pelo sistema 156.