ALERTA
Estado crítico de abastecimento reforça importância de conscientização sobre água
23/09/2021 | 18h46

O prefeito Mario Botion coordenou, nesta quinta-feira (23), mais uma reunião da Comissão de Avaliação e Acompanhamento da crise de abastecimento de água de Limeira. Esse é o segundo encontro da comissão, criada por meio de decreto municipal. Na ocasião, a BRK Ambiental, concessionária de água e esgoto de Limeira, apresentou a crítica situação do abastecimento e reservatórios em Limeira.

Segundo a concessionária, a vazão do Rio Jaguari, atualmente, é de 1,5m³/s, sendo que o mínimo para captação é de 1 m³/s – ou seja, o estado é crítico. Nesse aspecto, duas frentes foram debatidas na reunião: o reforço das campanhas para o uso consciente da água e a intensificação da fiscalização contra o desperdício, conforme prevê legislação municipal.

“Vamos colocar os nossos fiscais na rua para coibir, principalmente, o desperdício da água. Nesse primeiro momento, a fiscalização será orientativa. Já agimos de forma preventiva, requisitando a reserva de água da Represa Salto do Lobo. Mas precisamos da ajuda da população no uso consciente da água, bem como para denunciar eventuais desperdícios. E se a situação não mudar, medidas mais duras precisarão ser tomadas”, enfatiza o prefeito Mario Botion.

O chefe do Executivo também citou que campanhas institucionais são constantes no âmbito municipal, como alertas e a necessidade do uso consciente por parte da população. "Vamos intensificar esse trabalho também", mencionou.

Participaram da reunião a vice-prefeita Erika Tank, o presidente da Câmara, o vereador Sidney Pascotto (Lemão da Jeová Rafá), os secretários Edison Moreno Gil (Gabinete), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), o presidente da Acil, José Mario Bozza Gazzetta, o presidente da USTL, Artur Bueno de Camargo Júnior, entre outros membros da comissão.