ÍNDICE
Limeira conquista 9ª posição em ranking nacional de desenvolvimento sustentável
12/07/2022 | 10h53
Limeira conquista 9ª posição em ranking nacional de desenvolvimento sustentável
Limeira é a nona cidade mais sustentável do Brasil, com 100% de esgoto tratado, 100% da população atendida com coleta domiciliar de resíduos sólidos e 99,89% dos domicílios com acesso à energia elétrica. A informação consta do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC), um ranking lançado na última sexta-feira (8) pelo Instituto Cidades Sustentáveis. O estudo analisou dados de todos os 5.570 municípios brasileiros, tomando como base diversas fontes nacionais, como Datasus, IBGE e Inep. As informações pesquisadas foram as mais atualizadas disponíveis, no período de 2010 a 2020.

“Desde o início da nossa gestão, estamos focados no desenvolvimento socioeconômico sustentável, buscando projetos e parcerias e colocando em prática medidas que proporcionem avanços em todos os setores da administração pública”, comentou o prefeito Mario Botion sobre o resultado alcançado por Limeira.

O ranking é uma importante ferramenta para monitorar o engajamento regional com o tema. Para elaborá-lo, foram adotados como critério os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015. Os ODS fazem parte de um pacto global de enfrentamento aos principais desafios da humanidade, entre eles, a redução da desigualdade, proteção do planeta e promoção da paz e da prosperidade.

INDICADORES

Com pontuação de 63,53s, de um total de 100 pontos, Limeira é a cidade que apresenta os melhores indicadores da Região Metropolitana de Piracicaba, que engloba 24 municípios. No âmbito estadual, Limeira também se destaca, ficando à frente de cidades como: Santos (16ª colocação), São Carlos (18ª colocação), São José dos Campos (24ª posição), Campinas (64ª posição) e Ribeirão Preto (96ª colocação).

Limeira atingiu plenamente os objetivos nas áreas de “Energias Renováveis e Acessíveis”, que inclui o acesso à energia elétrica; “Indústria, Inovação e Infraestruturas”, com relevante investimento público em infraestrutura e participação dos empregos em atividades intensivas em conhecimento e tecnologia; e “Proteção à Vida na Água”, com 100% do esgoto tratado antes de ser despejado em rios ou córregos.

Além disso, Limeira apresentou bom desempenho, porém com desafios a serem superados, nos quesitos: “Água Potável e Saneamento”, em que 100% dos munícipes são atendidos por coleta de lixo e 97%, por fornecimento de água; “Trabalho Digno e Crescimento Econômico” (que inclui PIB per capita e ocupação); e “Parcerias para a Implementação dos Objetivos”, que analisa o valor de receitas arrecadadas.

Considerando-se isoladamente alguns parâmetros, Limeira ficou acima da meta prevista em vários deles. Na coleta seletiva mantida pela prefeitura, por exemplo, 82,46% da população recebe o serviço, enquanto o valor mínimo para considerar que o objetivo foi atingido é 70%.

Na área de Educação, 97,14% das escolas públicas do ensino fundamental têm acesso à internet, contra 95% da meta. A formação dos professores da rede pública também recebeu boa pontuação, com 93,80% dos professores da Educação Infantil formados em nível superior (a meta era 90%).

Quanto ao desempenho dos alunos, o índice atingido na Prova Brasil - Língua Portuguesa para os anos iniciais do Ensino Fundamental foi de

241,45 - bem superior à meta prevista, que era de 207,98. O mesmo ocorreu com o resultado da Prova Brasil - Matemática (anos iniciais), em que a rede municipal alcançou 263,14, contra os 222,19 previstos, e ainda, com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), anos iniciais, de 7,3 (a meta era 6,65).

No que diz respeito ao setor de Saúde, a esperança de vida do limeirense ao nascer é de 76 anos e 11 meses, quase dois anos acima da meta, de 75 anos. Sobre a estruturação da política de controle interno e combate à corrupção, o município alcançou nota máxima, 100 pontos, ante aos 80 pontos estabelecidos. Já em relação às políticas de transparência, Limeira somou 83,33 pontos, a meta era 80.

A pesquisa completa pode ser acessada pelo link: idsc.cidadessustentaveis.org.br