21 DE SETEMBRO
Cerimônia destaca luta das pessoas com deficiência
21/09/2021 | 18h13
Cerimônia destaca luta das pessoas com deficiência

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, participaram na tarde desta terça-feira (21) da cerimônia que marcou o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento ocorreu nos jardins do Edifício Prada, sede da Prefeitura de Limeira, e contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Lemão da Jeová Rafá, dos vereadores Terezinha da Santa Casa, Mariana Calsa e Elias Barbosa, do chefe do Setor de Garantias dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Douglas Aparecido Antônio (Robinho), de secretários do Executivo e de representantes da Apae, Aril, Ainda e Centro Educacional João Fischer Sobrinho.

A fanfarra da Apae abriu oficialmente o evento, na sequência, houve apresentações das alunas de ginástica rítmica do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer. A equipe de robótica do Sesi 5 também fez a demonstração de trabalhos desenvolvidos na área de acessibilidade à pessoa com deficiência. Alunos do ensino fundamental mostraram um protótipo de cadeira de rodas, construído de lego, que diferencia-se das cadeiras convencionais pela capacidade de subir escadas. Já os estudantes do ensino médio apresentaram uma bengala automática, que emite alarmes e vibrações ao aproximar-se de objetos.

Botion fez questão de conferir o funcionamento da bengala e parabenizou os alunos e professores do Sesi 5 pelo empenho em criar equipamentos tecnológicos para beneficiar as pessoas com deficiência. O chefe do Executivo também falou dos avanços da administração municipal nessa área, como a ampliação da acessibilidade nos prédios públicos e dos esforços para manter em dia os repasses às entidades, apesar da pandemia. “Agradeço a presença de cada um de vocês nesse evento, que certamente irá se repetir nos próximos anos, porque continuaremos buscando melhor qualidade de vida para todos nós, inclusive para as pessoas com deficiência”, completou.

Emocionado, Robinho falou da luta das pessoas com deficiência, que segundo ele, ainda estão longe dos espaços de fala e de decisão. Em relação aos avanços nos últimos anos, ele citou a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, instituída pelo Governo Federal em 2015 (Lei 13.146). E no âmbito municipal, destacou a criação, neste ano, do Setor de Garantias dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que visa a interlocução da sociedade civil, do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) e da Administração Municipal. “Agradeço ao prefeito Mario Botion por ter esse olhar sensível à causa da pessoa com deficiência”, comentou.

A luta das pessoas com deficiência também foi mencionada pela presidente do CMDPD, Maira Regina de Santana. Ao resgatar sua história, ela enfatizou a importância do trabalho das entidades que atuam nessa área, sobretudo da Ainda, instituição da qual recebeu apoio. “Graças à Ainda tive minha formação acadêmica, oportunidade de emprego e aprendi a me posicionar, a buscar meu lugar”, comentou.“É um orgulho muito grande estar hoje aqui, representando o Conselho e todas as pessoas com deficiência”, completou.

Ainda durante a cerimônia, as atletas do Proesa Erika Raiza Coimbra e Luiza Zaneti Sampaio, e da Aril, Ana Nellei Meyer, receberam certificados pelo desempenho no 3º Torneio Internacional On-line de Ginástica Rítmica MGym, realizado em agosto, em parceria com a Special Olympics Latin America. A soltura de balões verdes, simbolizando o início da primavera, marcou o encerramento do evento.