VALORIZAÇÃO
Educadores são homenageados por projeto de busca ativa escolar
01/04/2022 | 16h51
Educadores são homenageados por projeto de busca ativa escolar

O prefeito Mario Botion participou, hoje (1º), no Teatro Nair Bello, de uma homenagem a educadores das escolas da rede municipal, além de técnicos da Secretaria de Educação, pelas ações de manutenção do vínculo com estudantes e do processo de busca ativa escolar na pandemia. O trabalho rendeu duas premiações a Limeira, nos valores de R$ 500 mil cada: pelo Programa de Valorização da Educação (PVE), em nível nacional, e pelo programa “Parcerias Municipais – Cases Inovadores 2022”, do Estado.

A vice-prefeita Erika Tank, o secretário de Educação, André Luís De Francesco, a diretora pedagógica, Adriana Dibbern Capicotto, e a chefe do Serviço Social Educacional, Maria Helvira Arantes Andrade, e a primeira-dama, Roberta Botion, estiveram presentes. Cerca de 250 educadores, entre diretores, vice-diretores, coordenadores, assistentes sociais e outros técnicos receberam certificados de reconhecimento.

O chefe do Executivo enalteceu a rede municipal de ensino, não apenas pela conquista dos prêmios, como também pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos. “Esse é um momento de celebração de um trabalho que só é possível por meio da capacidade, da competência, do envolvimento, da determinação e da criatividade da rede municipal”, elogiou Botion.

O projeto educacional premiado – “Nenhum estudante para trás: a experiência de busca ativa escolar do município de Limeira” – reduziu a evasão escolar em 91% durante o período de pandemia, com atividades não-presenciais, no ensino híbrido e no retorno presencial das aulas. “É um programa que foi primordial durante a pandemia e que deve permanecer, com outras características. Temos muitos projetos importantes na nossa rede municipal e que visam a melhoria da educação para nossos alunos”, enfatizou.

O secretário de Educação resumiu o evento como um momento de alegria e de gratidão. “A busca ativa escolar é um trabalho permanente e esse é um reconhecimento de todo um esforço da rede municipal de ensino”, afirmou Francesco. A vice-prefeita também falou em reconhecimento aos profissionais. “É um momento de orgulho e gratidão por tudo o que fazem para esses alunos, que são o nosso futuro”, disse Erika Tank.

Ao lado de Adriana Capicotto, Maria Helvira é uma das responsáveis pelo programa da Secretaria de Educação. Ela citou que, em 2022, o Serviço Social Educacional completa 25 anos de trabalho em Limeira. “Nossa cidade é referência nacional há mais de 10 anos nessa área, em um trabalho que foi construído com o empenho e o compromisso da equipe de assistência social”, observou a profissional.

Durante sua fala, o prefeito Mario Botion citou o trabalho da Secretaria de Comunicação Social na produção de vídeos sobre as atividades de busca ativa da Secretaria de Educação. “Essa divulgação acontece nas redes sociais da prefeitura para que todos conheçam esse trabalho. São relatos dos profissionais sobre as experiências de toda a equipe da rede municipal”, comentou.

Ao final do evento, a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Capicotto, fez a leitura de uma crônica, escrita por ela, em referência aos desafios da rede municipal durante a pandemia e os ensinamentos do que ficará para o futuro.