RESGATE HISTÓRICO
Prefeito acompanha visita técnica nas obras da Estação Ferroviária
18/08/2021 | 17h03
Prefeito acompanha visita técnica nas obras da Estação Ferroviária

O prefeito Mario Botion visitou na manhã desta quarta-feira (18) as obras de reforma da antiga Estação Ferroviária, na região central de Limeira. No local, Botion foi recebido por Rodrigo Verardino de Stéfani, gerente de Relações Governamentais da Rumo – empresa que administra a malha ferroviária. Por meio de uma contrapartida, a Rumo será responsável pela execução e financiamento da intervenção.

Também estiveram presentes na visita técnica, a vice-prefeita Erika Tank, o deputado federal Miguel Lombardi, os secretários Matias Razzo (Urbanismo), Farid Zaine (Cultura) e Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), a arquiteta da Secretaria de Urbanismo, Alessandra Argenton Sciota, além do presidente da Câmara, vereador Sidney Pascotto, o Lemão da Jeová Rafá, e de outros representantes da Rumo.

“Temos tratado desse assunto já há algum tempo e agora as obras foram iniciadas. Isso viabiliza dois aspectos: o primeiro, o histórico, uma vez que a cidade cresceu no entorno e, agora, o espaço está sendo recuperado; e segundo, a revitalização da região, pois a Estação Ferroviária faz parte da história do povo limeirense”, afirmou o prefeito Mario Botion. Segundo ele, após a reforma, o local abrigará algum serviço público, o que ainda está em estudo.

A vice-prefeita também destacou o aspecto histórico da antiga Estação. “A contrapartida é um instrumento importante para o município e que vai possibilitar o resgate da nossa história, que é um dos objetivos da administração do prefeito Mario Botion”, falou Erika Tank. “Parabéns ao prefeito, por essa articulação, aos servidores, à Rumo e à população de Limeira, que ganha de volta um espaço tão bonito”, completou.

Miguel Lombardi também enalteceu o trabalho da administração pelo diálogo entre o poder público e o setor privado. “É muito gratificante ver esse patrimônio histórico sendo resgatado. É um dia marcante”, definiu o deputado federal. O presidente da Câmara, por sua vez, descreveu a revitalização como “um marco para a cidade”. “É importante transformar esse espaço em um polo de visitação”, disse Lemão da Jeová Rafá.

OBRAS

O projeto da reforma da Estação foi elaborado pela Secretaria de Urbanismo e recebeu aprovação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Município de Limeira (Condephali). Nesta fase, os serviços concentram-se na remoção de partes danificadas por um incêndio que atingiu uma área do prédio, para então substituí-las. A previsão é que as obras sejam concluídas no início de 2022.

O gerente de Relações Governamentais da Rumo detalhou o que será feito no local. “A obra contempla a recuperação de ambientes externos, revestimento de piso, parede e teto, louças e metais sanitários e revestimento interno da Estação. A ideia é deixar a estação o mais parecida possível com a época em que ela foi inaugurada e operada plenamente”, explicou Rodrigo Stéfani.

O prédio passará por um amplo processo de renovação, com substituição de elementos estruturais, elétricos e hidráulicos. A reforma prevê a substituição da estrutura e cobertura da sala de guarda de objetos e bagagem, substituição parcial das telhas da cobertura, revisão e troca de portas e janelas.

Também houve preocupação com a segurança do imóvel. Toda rede hidráulica e elétrica será substituída, com instalação de sistema de combate a incêndio. Cozinha e sanitários ganharão piso e revestimento novos, sendo que estes últimos atenderão aos critérios de acessibilidade para pessoas com deficiência. O trabalho se estenderá, ainda, à parte externa do imóvel, com substituição do piso da calçada.

A intervenção faz parte de uma ampla negociação com a Rumo, que em 2019/2020, fez a elevação da cobertura da gare (plataforma). Nesse processo, houve o alongamento dos pilares de sustentação, com padrão idêntico ao original, e tratamento dos pontos de ferrugem. Segundo o secretário Matias Razzo, essa obra surgiu da necessidade de adequar a altura da gare ao fluxo de vagões de dois andares (double-stack).

“A Rumo apresentou a necessidade de fazer essa intervenção e, tanto a prefeitura quanto o Condephali, colocaram como condição dessa intervenção a reforma e a requalificação do prédio da Estação. Os projetos arquitetônico, estrutural, elétrico e hidráulico foram executados pelo Departamento de Projetos e Orçamento da prefeitura, e a obra ficou de responsabilidade da Rumo”, citou Razzo.

Alessandra Sciota revelou que a edificação tem estilo eclético, com influência da arquitetura europeia. A cobertura da plataforma, por exemplo, é de estrutura metálica inglesa. Ela conta que, ao longo da primeira metade do século 20, o imóvel passou por ampliações e reformas. Um pequeno galpão para guarda de volumes e cargas, além de um bloco para sanitários, foram acrescentados ao projeto original.