PRÊMIO
Rede Elza Tank vence Concurso Estadual de "Práticas Inspiradoras"
14/08/2021 | 12h03
Rede Elza Tank vence Concurso Estadual de

A Prefeitura de Limeira ganhou nesta sexta-feira (13) o prêmio “Cases Inovadores”, do Programa Parcerias Municipais, em razão do trabalho desenvolvido pela Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência. O prêmio foi concedido pelo Governo de São Paulo, na categoria “Fortalecer as Redes de Combate à Violência Sexual”. O prêmio é um reconhecimento ao trabalho desenvolvido desde sua criação às práticas aplicadas em defesa da mulher, que o torna referência e replicável em todo o estado. Ao todo, foram 224 municípios cadastrados com 723 cases inovadores. Com base nos resultados, replicabilidade e caráter inovador o Programa chegou a 24 municípios e 32 cases finalistas.

Entre eles, a Rede Elza Tank, que teve o primeiro lugar, teve início em março de 2014, quando a vice-prefeita, que na época era vereadora, reuniu profissionais de diversos setores que faziam atendimentos importantes para integrar um trabalho voltado à proteção das mulheres vítimas de violência. Com resultados positivos dessas reuniões, ainda em 2014, apresentou projeto de lei referente a criação da Rede de Atendimento. O projeto foi aprovado e desde então, a Lei N° 5.452/2014 passou a vigorar, oficializando a criação da Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência, inserido no Ceprosom

Durante seu mandato, Erika Tank legislou implantando ferramentas que integraram a Rede, como Botão do Pânico, Patrulha Maria da Penha, Inversão de fluxo de atendimento da Polícia Militar, a implantação do Anexo da Violência Doméstica e diversas outras inclusões em uma união de esforços e parcerias para melhorar o atendimento desde a saúde, registro policial e social referente ao atendimento à mulher vítima de violência.

Para o prefeito Mario Botion, “a importância do prêmio é mostrar que o município trabalha políticas públicas com determinação, com propósito e com firmeza e a Rede Elza Tank não é diferente. No nosso primeiro mandato, nos empenhamos em fazer avançar todos os trabalhos feitos pela Rede, que tem uma abrangência muito grande em propósitos definidos e é isso que fez com que esse prêmio viesse reconhecer o trabalho da Rede Elza Tank e de todos os seus parceiros”.

Após receber o troféu, entregue pelo Governador do Estado, João Dória, a vice-prefeita Erika Tank comentou que se sentiu honrada e emocionada com o resultado desse evento, “relembrei o início dos trabalhos e hoje, elevado a uma prática que poderá ser replicável em todo o estado. Além disso, elevando o nome de minha mãe, em um projeto vitorioso que iniciei na Câmara, implantando cada passo através de leis e parcerias realizadas com todos aqueles que de muitas formas estiveram trabalhando por essa realidade, como toda a equipe do Ceprosom, Secretarias Municipais, Poder Judiciário, Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil, entre outros parceiros que atuam em várias necessidades da Rede”, conclui.

Para a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o prêmio representa também uma luta por uma sociedade mais igualitária e menos violenta e que a mulher tem seu espaço. “O prêmio representa a essência de Limeira e o trabalho articulado com vários segmentos e profissionais envolvidos”, conclui.

Paula Furlan, que desde 2014 esteve trabalhando na Rede Elza Tank, a frente de reuniões, planejamento e discussões, para ela, “é um trabalho de Rede que tem nossa essência, desde o início nos apaixonamos pelo processo e hoje temos a honra de trazer o prêmio para o município.” Para Marina Alencar, coordenadora da Rede, “o prêmio é um estímulo para os futuros trabalhos melhorias nos atendimentos às mulheres”.