GOVERNO E SOCIEDADE CIVIL
Prefeito comanda reunião de comissão sobre crise hídrica
19/07/2021 | 20h55
Prefeito comanda reunião de comissão sobre crise hídrica

A ameaça de crise hídrica na região fez com que o prefeito de Limeira, Mario Botion, criasse a “Comissão de Avaliação e Acompanhamento da crise de abastecimento de água de Limeira”, por meio do decreto 220/21.

Presidida por Botion, a comissão se reuniu na semana passada. Durante o encontro, ocorreram análises técnicas de alta performance, com um diagnóstico e simulações de cenários apresentados pelo Coordenador de Projetos do Consórcio PCJ, José Cezar Saad. A vice-prefeita Erika Tank, que teve participação ativa na criação da comissão, destacou a importância da iniciativa.

No início do ano, já havia sido criada pelo prefeito uma comissão para o acompanhamento do contrato de concessão dos serviços de saneamento. “Estamos acompanhando a situação hídrica com a devida atenção desde o início e, nesse nosso encontro, estabelecemos tratativas técnicas fundamentais para as ações preventivas, entre outras providências que venham a ser necessárias”, explica Botion. "Já demos passos importantes ao longo do primeiro semestre com o decreto que editamos requisitando a reserva de água do reservatório da Represa Salto do Lobo entre outras medidas", relata.

O objetivo principal da comissão nesse momento é levar o máximo de informações para a comunidade. Um aspecto necessário é alertar a população para que não haja desperdício de água.

Nesse sentido, a concessionária BRK já iniciou uma campanha de conscientização e o município está complementando essas ações com material próprio de comunicação institucional.

AMPLA PARTICIPAÇÃO

A comissão conta com ampla participação de entidades e de setores da sociedade civil. Durante o encontro ocorrido na semana passadas, os integrantes do grupo se posicionaram ativamente para que a iniciativa se consolide.

Participaram da reunião preliminar, Artur Bueno de Camargo Júnior, presidente da USTL, Jonas Vitti, representante do Ciesp no comitê PCJ e conselho fiscal da agência de Bacias do PCJ, Renato Laranjeira, diretor titular Ciesp, Marcelo Okawada, conselheiro Aeal, Rodrigo Alves Dias, diretor de operações BRK, Vinicius Pertile, administrador contratual BRK, Martim Medeiros, presidente Sicomércio José Mario Bozza Gazzetta, presidente Acil, Edison Moreno Gil, chefe de Gabinete, Dagoberto Guidi, secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Peres secretário de Comunicação Social, Simone Zambuzi, secretária do Meio Ambiente e Agricultura.

O entendimento preliminar do grupo é de que essa fase será marcada pelo uso de comunicação em grande escala para que a população tenha conhecimento do grave risco de desabastecimento que ameaça o município. Todos se comprometeram a auxiliar na multiplicação de conteúdos para chegar ao maior número de munícipes.

O prefeito agradeceu o empenho de todos. "As ações integradas, certamente, trarão resultados positivos para que possamos enfrentar a crise hídrica com aplicação de medidas técnicas adequadas.", finalizou.