CIVISMO
Solenidade marca o Dia da Bandeira
19/11/2019 | 16h31
Solenidade marca o Dia da Bandeira

Uma solenidade cívica marcou o Dia da Bandeira do Brasil, em Limeira, hoje (19). Autoridades, atiradores do Tiro de Guerra, pelotão de soldados da Polícia Militar e alunos do Centro Infantil “José Reinaldo Ribeiro Brugnaro”, que foram responsáveis pelas execuções dos hinos Nacional e de Limeira, marcaram presença. “Ver a empolgação das crianças cantando os hinos já valeu por toda cerimônia. Foi um momento prazeroso, importante e emocionante”, disse o prefeito Mario Botion, que estava acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion.

O Dia da Bandeira foi criado em 1889 – apenas quatro dias após a Proclamação da República. “É importante realizarmos um ato como este, pois resgata o patriotismo e ainda preserva um símbolo tão importante para a nossa Nação. E ele deve ser respeitado sempre”, observa o prefeito.

Já para o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Limeira, subtenente Francisco Aníbal Franklin, o evento é de extrema importância para o Exército. “É o nosso principal símbolo nacional, e todos temos o dever de respeitar seja no Brasil ou fora dele”, avalia. Os atiradores cantaram o Hino à Bandeira na cerimônia cívica realizada na Praça Dr. Luciano Esteves. O ato foi organizado pela Comissão Municipal de Civismo, e seguindo a Lei Federal nº 5700 as bandeiras inservíveis foram incineradas.

Também acompanharam a solenidade, o vice-prefeito Júlio César Pereira (dr. Júlio); o delegado Francisco Oliveira Lima; major Facadio; secretário de Segurança Pública, Francisco Alves; chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil; superintendente do IPML (Instituto de Previdência Municipal de Limeira) e o titular da pasta de Comunicação Social, Antonio Peres.