INCENTIVO
Novidade nos Jogos Olímpicos, basquete 3x3 tem quadras oficiais em Limeira
19/07/2021 | 17h33
Novidade nos Jogos Olímpicos, basquete 3x3 tem quadras oficiais em Limeira

Os Jogos Olímpicos de Tóquio serão realizados neste ano, excepcionalmente, devido à pandemia. Entre as novidades desta edição, está uma nova modalidade: o basquete 3x3. Como o próprio nome diz, o 3x3 é uma variação do basquete original, mas com três jogadores em cada equipe. Além disso, a quadra é menor e as regras são diferentes, ainda que o objetivo seja o mesmo: marcar pontos.

Limeira, pensando na valorização e incentivo à prática da modalidade com qualidade, já disponibiliza duas quadras de basquete 3x3 públicas, ao ar livre e com tamanhos oficiais. Uma no Jd. Montezuma, implantada em 2020 com recursos próprios, e outra no Parque Cidade, construída por meio de contrapartida de um empreendimento em Limeira, ainda em 2020.

Há, ainda, o planejamento de implantação de outras duas quadras, ainda neste ano, no Jd. Santa Adélia e no Jd. Esmeralda. A prefeitura também revitalizou as quadras da Praça da Kone, do Limeirão e da Praça de Esportes Eduardo Basso (Gigantão) para que também se aproximassem do tamanho oficial. Nelas, além da pintura, a prefeitura implantou tabela de vidro e aro retrátil, materiais oficiais.

Secretário de Esporte e Lazer, Luiz Augusto Zanon explica que o objetivo, desde 2017, tem sido oferecer melhores condições para a prática esportiva, com quadras oficiais, que podem permitir, inclusive, que Limeira seja sede de competições, além das municipais. “Essa tem sido a marca do governo do prefeito Mario Botion, que sempre nos determinou primar pela qualidade no atendimento à população”, afirma.

O chefe do Executivo salienta que o fato de o basquete 3x3 se tornar uma modalidade olímpica deve estimular, ainda mais, a prática do esporte em Limeira, dentro dos espaços disponibilizados e revitalizados pela Prefeitura de Limeira. “A Secretaria de Esporte e Lazer tem esse diferencial, sempre com foco em oportunizar o esporte para todos, em locais apropriados e de qualidade”, cita o prefeito Mario Botion.

Ainda segundo Zanon, o basquete 3x3 também deverá ser contemplado dentro do chamamento público, viabilizado na primeira administração do governo Botion, em 2017. “Temos o planejamento para incluir essa modalidade no chamamento em 2022, o que deverá incentivar o basquete e atingir mais pessoas. O esporte é diretamente ligado à saúde e por isso deve, sempre, ser valorizado”, afirma Zanon.

Na última semana, o prefeito e o secretário de Esporte e Lazer estiveram em reunião na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, em Brasília (DF). O objetivo foi pleitear a implantação de um núcleo de base de alto rendimento (modalidade basquete 3x3) em Limeira. Segundo Zanon, a iniciativa pode trazer diversos benefícios para o município e a região.