AÇÕES
Prefeitura intensifica medidas de prevenção ao coronavírus
18/03/2020 | 21h00
Prefeitura intensifica medidas de prevenção ao coronavírus

O prefeito Mario Botion anunciou na tarde desta quarta-feira (18), em entrevista coletiva, novas medidas de prevenção e controle do coronavírus (Covid-19) em Limeira. Servidores da prefeitura com mais de 60 anos (cujos serviços não gerem prejuízo à continuidade de serviços públicos essenciais), gestantes, pessoas com sintomas de Covid-19, portadores de doenças crônicas ou graves e mães com filhos em creches ou no ensino infantil (0 a 5 anos) serão afastados ou poderão executar suas atividades em regime de teletrabalho. Também haverá a suspensão da emissão de alvarás para realização de eventos, entre outras ações. As determinações integram o Decreto nº 111, que será publicado amanhã (19) no Jornal Oficial do município, e que são complementares ao Decreto nº 108, editado na segunda-feira (16).

Botion destacou que, desde o início de fevereiro, já vinha trabalhando no enfrentamento à doença, sobretudo com a criação de um grupo técnico, formado por servidores da Secretaria de Saúde e de representantes de hospitais públicos e particulares. A rotina de reuniões iniciada ontem com diversos segmentos de setores empresariais, comerciais e sindicais, para discussão e orientação do atual cenário da pandemia, também foi mencionada pelo prefeito. “Estamos buscando o entendimento com todos os setores da cadeia produtiva para adoção de ações em conjunto”, disse.

As medidas preventivas já implantadas pela Administração Municipal também foram citadas por Botion. O decreto baixado na segunda-feira determinou a suspensão das aulas da rede pública municipal a partir da próxima segunda-feira (23), bem como, de todas as atividades das secretarias de Esporte e Lazer, Cultura e do Ceprosom. “Tivemos que agir com rapidez e bom senso. Não nos furtaremos a tomar todas as medidas necessárias para restringir a circulação de pessoas e para garantir a saúde da população”, frisou.

O prefeito observou que o município está seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde e do Governo Estadual. E ainda, falou sobre as negociações com a Diretoria Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-10), para transformar o Hospital Regional de Piracicaba em referência no atendimento aos casos mais graves de Covid-19. “Paralelamente, estamos em tratativas com os hospitais do município, para a definição de uma unidade hospitalar de referência”, comentou. Esse hospital será voltado tanto aos pacientes do SUS quanto da rede particular com quadro de agravamento do estado de saúde.

Quanto à realização de testes para confirmação dos casos de coronavírus, Botion informou que está buscando alternativas para contratação de exames em laboratórios privados. Atualmente, os exames são encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, que leva mais de uma semana para processar os testes e emitir os laudos, em razão do atual cenário de crise.

Também presente à coletiva de imprensa, o secretário de Saúde, Vitor Santos, afirmou que estuda selecionar dez Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o atendimento primário aos pacientes com sintomas de coronavírus, enquanto as demais unidades atuarão no atendimento dos pacientes com outras patologias. “Estamos antecipando decisões, queremos andar sempre à frente do vírus para reduzir ao máximo os danos”, comentou.

Outra opção para aumentar a oferta de tratamento, conforme Vitor Santos, será a utilização do Pronto Atendimento do Abílio Pedro. “Podemos direcionar esse espaço para atender os pacientes com coronavírus”, disse. Já no âmbito domiciliar, o secretário anunciou que todo o efetivo de agentes de saúde do município passarão a fazer a “busca ativa” de novos infectados pela doença.

Atualmente, o município contabiliza 17 notificações de coronavírus. Desse total, cinco foram descartadas e 12 aguardam resultado de exame laboratorial. Não há nenhum caso confirmado da doença no município.

Decreto nº 111

O decreto que será publicado amanhã também prevê a suspensão do uso do ponto eletrônico dos servidores pelo registro manual, a restrição de viagens de serviço, a restrição do atendimento odontológico aos casos emergenciais (com exceção daqueles já agendados), a suspensão dos prazos de defesa dos procedimentos administrativos que gerarem auto de infração (excetuando-se multas de trânsito). E ainda, recomenda o uso dos equipamentos públicos somente em caso de necessidade e que as atividades de ordem empresarial, comercial e de serviços (incluindo academias de ginástica e escolas de idiomas) façam a higienização de seus espaços, evitando aglomerações. O decreto poderá ser consultado na íntegra no site da prefeitura (www.limeira.sp.gov.br).