Prefeitura reforça orientações de atendimento em unidades de saúde
17/03/2020 | 18h09
Prefeitura reforça orientações de atendimento em unidades de saúde

O prefeito Mario Botion convocou ontem (16) uma reunião com todas as coordenadoras das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Limeira para discutir o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19). Botion destacou a importância de todos os servidores que atuam nas UBSs, bem como nos demais serviços de saúde, no atendimento aos munícipes durante esse período de “emergência de saúde pública”.

Durante o encontro, que ocorreu no Paço Municipal, o prefeito comunicou a suspensão das férias dos profissionais de saúde e salientou que toda a agenda de consultas, exames e atendimentos odontológicos seguirá normalmente, com exceção dos grupos que desenvolvem atividades complementares, como caminhada, yoga etc. “Estamos na linha de frente do atendimento à população e tomaremos todas as decisões que se fizerem necessárias”, comentou.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, por sua vez, fez um histórico da evolução da pandemia e falou sobre as características do vírus e da doença. Além disso, discorreu sobre as medidas administrativas anunciadas ainda ontem pelo prefeito Mario Botion, no sentido de evitar a aglomeração de pessoas.

Também presente à reunião, a diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, esclareceu o protocolo de atendimento às pessoas com suspeita de coronavírus a ser adotado pelas UBSs. Pessoas com febre e sintomas respiratórios leves, como tosse, espirro e coriza, que procurarem as unidades, receberão máscara e terão atendimento preferencial e diferenciado (em local específico e ventilado). Já os pacientes com febre, pelo menos um sintoma respiratório e falta de ar serão encaminhados às unidades de Pronto Atendimento do município. “O ideal é que os pacientes com quadro mais grave procurem diretamente as unidades de Pronto Atendimento”, frisou.