Prefeitura assume atendimento de pacientes acamados
01/06/2017 | 10h57
Prefeitura assume atendimento de pacientes acamados

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, assume a partir desta quinta-feira (1), o atendimento de 47 pacientes acamados que até ontem (31) eram assistidos pela Santa Casa. O hospital solicitou que o município passasse a dar atendimento a esses pacientes, alegando dificuldades financeiras. O acordo foi fechado durante reunião na manhã de terça-feira entre o secretário de Saúde, Gerson Martins e assessores com dirigentes do hospital.

O prefeito Mário Botion, que também está acompanhando o assunto, declarou que está sensível à situação financeira da Santa Casa, daí o fato de determinar que o serviço fosse absorvido pela administração municipal. “Nosso objetivo é não deixar nenhum paciente desassistido”, observou.

Segundo o dr. Gerson, onze funcionários da Secretaria atuarão na equipe que cuidará desses pacientes. O município já dispõe desse programa, denominado “Melhor em Casa”. “Já temos 39 pacientes que hoje damos assistência. A eles, vão se juntar agora os 47 que vem da Santa Casa”, explica.

Num período inicial, haverá uma transição para que o atendimento se viabilize. Em casos específicos, o município terá que disponibilizar equipamentos necessários para atendimentos. Esta fase durará aproximadamente 90 dias.

A equipe da Secretaria de Saúde mantém atendimento atualmente na Unidade de Saúde da Família (USF) da Cidade Jardim. O grupo é formado por médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, dentista, assistente social, nutricionista, além de um motorista.

AVALIAÇÃO

De acordo com o secretário, inicialmente será feita uma avaliação de todos os pacientes que são originários da Santa Casa. “Se identificarmos casos leves, um próprio médico da rede dará o atendimento”, observa. Os demais seriam atendidos pela equipe multidisciplinar.

Dr. Gerson explica que o atendimento oferecido é amparado em protocolos do Ministério da Saúde. A maior exigência é que o paciente seja acamado. “Daremos toda a assistência necessária. O papel da família é essencial nesse tipo de serviço”.