PANDEMIA
Por prevenção ao contágio pelo coronavírus, programação cultural passa por mudanças
17/03/2020 | 13h43

Por conta da pandemia do coronavírus (Covid-19), as atividades programadas pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, passam por mudanças, tanto na realização de eventos quanto na suspensão de aulas ou visitas restritas em casos de equipamentos de acesso ao público. Trata-se de medida temporária e emergencial de prevenção, obedecendo ao Decreto 108, assinado pelo prefeito Mario Botion ontem (16).

Entre as mudanças mais significativas na área cultural, estão os cancelamentos dos eventos "Campanha de Popularização das Artes (CAPA)", que começaria nesta semana, Dia Municipal da Cultura Gedeão da Viola, que aconteceria na última quinzena de abril, e Festa do Trabalhador, que ocorreria no dia 1º de maio; as retretas dominicais e as apresentações das Corporações Musicais Henrique Marques e Arthur Giambelli estão suspensas temporariamente. A Via-Sacra, prevista para ocorrer nos dias 4, 9 e 10 de abril, terá sua realização adiada e os ensaios estão cancelados, até novas orientações. Já a agenda do Teatro Vitória, o principal espaço para os espetáculos artísticos da cidade, será cancelada totalmente.

O Decreto de Botion é preventivo e define que todos os eventos e as atividades públicas fiquem suspensas por tempo indeterminado, a fim de evitar aglomerações e exposição do vírus aos grupos de risco e à população em geral. "Neste momento, devemos ser cautelosos e proteger nossa população. As atividades precisam paralisar para que a proliferação do novo coronavírus  seja contida", declarou o secretário de Cultura, José Farid Zaine.

Além da Via-Sacra, estão adiadas as próximas apresentações da Orquestra Sinfônica de Limeira, incluindo o concerto da Série Pingente, que aconteceria no próximo dia 20, o concerto da Série Aliança (26 de março) e o projeto Música no Parque com Orquestra de Violeiros (5 de abril). "Em contato com nosso maestro Rodrigo Müller, achamos conveniente adiarmos esses concertos para datas que serão posteriormente divulgadas", contou Farid.

Os cursos de artes, música e cultura, bem como as oficinas culturais que estão em andamento ou se iniciariam nas próximas semanas, workshops e atividades gerais que visem à participação do público, estão suspensas em todos os espaços culturais, inclusive onde eles habitualmente ocorrem: Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea), Casas da Cultura 1 e 2, Escola Livre de Música (ELM), no Placete Levy, Estação Cidadania (CEU), Centro de Ciências e Cultura Osvaldo Roberto Leite,  Estação Cidadania (CEU) e Bibliotecas Municipais Professor João de Sousa Ferraz e Infantil Prof.ª Cecília Quadros.

Espaços públicos como Teatro Vitória, Museu Major José Levy Sobrinho, Centro Municipal de Memória Histórica de Limeira, Centro de Ciências e Cultura, Gruta da Paz, Acessa São Paulo e Bibliotecas Municipais, incluindo a da Estação Cidadania, estão com atendimento ao público suspenso a partir de segunda-feira (23), até que novas determinações  sejam dadas.  Ressalta-se que devolução de livros emprestados pelas Bibliotecas podem ser feitos até sexta-feira (20), posterior a esta data, as devoluções serão feitas com o retorno das atividades, sem cobrança alguma de multa aos munícipes.

Inscrições abertas para projetos, mostras, oficinas e demais eventos seguem normalizadas, apenas com o adiamento - ou possibilidade do mesmo-  das atividades. As ações referentes às Feiras de Artes e dos Sonhos serão facultativas, pois as mesmas dependem da adesão ou não dos expositores. As medidas seguem até o fim da pandemia declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ou posicionamento do Ministério da Saúde, conforme citado no art. 9º do decreto divulgado.

INGRESSOS

A forma para que eventuais reembolsos a serem feitos aos munícipes que já compraram ingressos para espetáculos de terceiros que ocorreriam no Teatro Vitória e foram cancelados está sendo estudada entre a Cultura e a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Assim que esclarecida, será divulgada. Como o decreto suspende as atividades por tempo indeterminado, não é possível afirmar que, para o mês de maio, os eventos que ocorrem no Teatro Vitória deverão ser cancelados, sendo assim, a venda de ingressos para esse mês ficará, temporariamente, indisponível, inclusive pela internet.