ESCOLA LEGAL
Instituições particulares de ensino infantil recebem selo
17/03/2020 | 10h13
Instituições particulares de ensino infantil recebem selo

O prefeito Mario Botion e o secretário de Educação, André De Francesco, entregaram ontem (16) o selo “Escola Legal” às 35 instituições particulares de ensino infantil de Limeira, que estão regularizadas junto à Prefeitura de Limeira. A medida é uma forma de os pais se certificarem de que as unidades são supervisionadas pela Secretaria de Educação e atendem às legislações vigentes. A cerimônia aconteceu no Teatro Nair Bello.

“Esse selo é uma forma de os pais terem a certeza de que a unidade particular que seus filhos irão ser matriculados atende todos os requisitos legais e é supervisionada pelo município. É um atestado de que estão prestando um serviço de qualidade aos nossos munícipes. Isso dá mais segurança para pais e alunos”, citou o chefe do Executivo. O selo deve ficar fixo em local visível na escola.

Segundo o secretário de Educação, a pasta faz o acompanhamento periódico dessas instituições. “A cerimônia de entrega desses selos é importante para que toda a população tenha ciência que as escolas particulares e o poder público realmente realizam um trabalho de seriedade com o acompanhamento efetivo das ações educacionais em nosso município”, afirmou Francesco.

DENGUE

Antes da entrega do selo, a chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, conversou com os representantes de cerca de 50 escolas particulares de Limeira, incluindo os que receberam o certificado. O assunto foi o cenário da dengue no município. Atualmente, são 320 casos confirmados doença e 642 em aberto. No total, 1.134 casos foram notificados desde janeiro de 2020.

Pedrina também apresentou uma análise dos casos em relação aos anos anteriores. “Este ano promete ser pior que 2019”, afirmou. Segundo ela, no comparativo de janeiro de 2020 com janeiro do ano passado, o aumento do número de casos é de 672%. Ela ainda reforçou que o perigo é maior neste ano já que há circulação dos sorotipos 1 e 2. “A maior parte da população tem imunidade ao tipo 1, enquanto o tipo 2 não desenvolveu todo seu potencial ainda”, frisou.

A chefe da Zoonoses lembrou aos representantes das escolas da importância de a população procurar os serviços de saúde, caso apresente sintomas relacionados à dengue. Segundo ela, é importante que o munícipe faça o exame de sorologia e os casos sejam notificados, para que o departamento possa trabalhar na região, já que todas as notificações são mapeadas pelos técnicos da Zoonoses.

“Nós precisamos que vocês levem todos esses dados e recomendações aos alunos e pais, para termos multiplicadores de informações corretas e seguras sobre a situação do nosso município em relação à dengue”, ressaltou Pedrina. Por fim, ela lembrou aos presentes de que solicitações sobre terrenos com sujeira e possíveis criadouros devem ser feitas por meio do canal 156.

CORONA

Outro tema debatido durante a cerimônia foi o novo coronavírus (Covid-19) e as medidas que o município tomou, desde ontem (16), sobre a doença, principalmente no intuito de evitar a propagação do vírus em Limeira. A recomendação às escolas particulares é que as aulas sejam suspensas a partir do dia 23 de março, seguindo as diretrizes do Governo Estadual de São Paulo. “Essa medida é importante para que tenhamos o mínimo de circulação no município e evitar a contaminação com esse vírus”, afirmou Botion.