Notícias
MEIO AMBIENTE
Alunos da Emei Célio Sampaio participam de programa de reciclagem de tampinhas
27/04/2022 | 18h02
Alunos da Emei Célio Sampaio participam de programa de reciclagem de tampinhas

A Emei Prof. Célio Sampaio Silva, na Vila Camargo, mantém um programa permanente voltado ao meio ambiente. Tampinhas de garrafas (de metal ou de plástico), cartelas de medicamentos e lacres de alumínio são levados pelos alunos à escola, que integra a rede municipal de Limeira. Em vez do lixo comum, esses materiais seguem para a reciclagem. Quem se encarrega de recolher todo o volume arrecadado pelas classes é o grupo Libertadores do Riso, que troca os recicláveis por cadeiras de rodas. 
Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Gisele Cristina Bastelli, a iniciativa já existe há dois anos. Ela contou que a ideia surgiu como forma de trabalhar a importância da reciclagem com as 220 crianças atendidas, que possuem idades variando dos 2 aos 6 anos. 
“Sempre que uma criança entrega na escola esses materiais, ela ganha um adesivo para colar no caderno”, salientou. Os adesivos contém a inscrição: “Sou protetora do meio ambiente”, informou a coordenadora. 
Paralelamente, a Célio Sampaio também dedica um mês inteiro à reciclagem de outros tipos de materiais - no ano passado, a ação ocorreu em outubro. Durante as aulas e com o apoio de vídeos, Gisele ressaltou que os estudantes aprendem as características de cada reciclável e como eles devem ser separados, de acordo com a escala de cores: amarelo (metal), azul (papel), verde (vidro) e vermelho (plástico). 
“Essa atividade envolve toda a comunidade escolar, que nos envia itens para a reciclagem”, observou. “Familiares relatam que as crianças continuam separando o lixo em casa, mesmo quando já não estudam mais nessa unidade”, enfatizou Gisele, ao comentar os benefícios do projeto.

Notícias recomendadas para você