LITERATURA
Autora lança, em Limeira, livro infantil sobre identidade negra
27/05/2022 | 17h10
Autora lança, em Limeira, livro infantil sobre identidade negra

Olhar atento, sorriso no rosto e um sentimento de expectativa. Esse é o cenário das crianças que aguardavam a chegada da escritora Simone Botelho, autora de “Aqui no morro, tem princesa sim!”. Os alunos, que estavam “a caráter” como príncipes e princesas, tentaram ser pacientes, mas logo estavam entoando: “Vem, Simone!”, em alto e bom som. Quando ela finalmente chegou, a gritaria foi singular.

Tudo isso aconteceu durante o lançamento do livro infantil, na Biblioteca Pedagógica de Limeira. O prefeito Mario Botion participou pela manhã do evento. “As crianças reunidas nesse espaço para o lançamento de um livro traz uma energia incrível. Por isso nossa gestão busca incentivar a leitura nas escolas municipais para que esses alunos se tornem cidadãos melhores no futuro”, comentou Botion.

Na história, Alika, uma menina de 10 anos, negra e periférica tem um sonho de ser princesa – que ela conquista por meio da magia do carnaval. Segundo Simone, o livro fala sobre empoderamento infantil e identidade negra, com referências do samba e do carnaval. “Com o título do livro, eu quero demonstrar que as princesas estão em todos os lugares. Principalmente uma princesa negra, que é tão pouco retratada na literatura, mantendo sempre o mesmo estereótipo de princesa”, destacou.

Durante o lançamento, que aconteceu em duas etapas e reuniu mais de 600 alunos de escolas municipais, as crianças participaram de uma contação da história, promovida pela monitora da biblioteca, Andréia de Carvalho. Ela utilizou uma boneca feita de feltro para representar Alika – recurso que aproxima mais a história dos espectadores. Depois da narração do conto, a autora participou de um bate-papo com os alunos.

Simone ressaltou a importância da iniciativa. “Esse evento é maravilho e muito necessário, pois permite que elas tenham contato com a escritora de um livro. É uma referência para eles, pois eu venho da escola pública também, mas não tive. Na minha época, princesa negra nem pensar. Hoje, é um privilégio ter mais livros com essa temática”, citou a escritora.

Coordenadora da Biblioteca Pedagógica, Taciana Alvares explicou que o lançamento do livro também tem caráter pedagógico, uma vez que os alunos, do segundo e terceiro anos, trabalharam em sala de aula os gêneros biografia, entrevista e conto, direcionado aos projetos de leitura junto à biblioteca. “Histórias como essa auxiliam na formação crítica e leitora das crianças”, afirmou Taciana.

Sobre a autora

Simone Botelho é formada em Pedagogia e pós-graduada em Artes da Educação. É professora na rede pública de São Paulo. Pensante nas causas raciais e periféricas, desenvolve trabalhos ligados à valorização da cultura negra como ferramenta à conscientização sobre a questão racial. A escritora é paulistana, colunista do Jornal Empoderado e atuante em projetos ligados ao terceiro setor.