FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS
Mario Botion defende ação conjunta de municípios contra coronavírus
12/03/2020 | 17h11
Mario Botion defende ação conjunta de municípios contra coronavírus

O prefeito Mario Botion está participando nesta quinta-feira (12) da 77ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em Florianópolis. Botion é vice-presidente de Operações de Crédito da entidade. Participam prefeitos e secretários municipais de todo o país.

Durante o evento, o prefeito de Limeira defendeu uma ação conjunta entre os municípios para tratar da questão do coronavírus. Ele sugere um compartilhamento das medidas a serem adotadas, sempre acatando as determinações e protocolos do Ministério da Saúde. “Estamos agindo com prudência e responsabilidade, sem alarmar a população”, observa o prefeito. A Prefeitura de Limeira, a patir de determinação do prefeito, vem adotando medidas em relação ao coronavírus desde o início de fevereiro.

Ontem (11), a Organização Mundial de Saúde (OMS) alterou a classificação da doença provocada pelo vírus surgido na China. Foi decretado um quadro de pandemia (quando a incidência do vírus e de casos afetam os cinco continentes). Após ter adotado medidas relacionadas à doença, como encontros e discussões com a rede hospitar, o município agora irá fazer atualizações de protocolos, com base em recomendações do Ministério da Saúde.

VERBA SOCIAL

Além do coronavírus, outros temas estão fazendo parte da pauta do encontro da FNP. São assuntos fundamentais para os municípios, isso também em relação às demandas que estão sendo buscadas junto ao governo federal.

Entre estes temas, estão a reforma administrativa, a reforma tributária, e a discussão sobre a renovação da lei do Fundeb (que trata de repasses federais para o sistema educacional dos municípios)

O prefeito também reforçou durante o encontro a necessidade de o governo federal rever a medida de contingenciamento de verbas para a assistência social – principalmente, em um cenário em que a economia não demonstra recuperação e a demanda aumenta neste setor.