MOBILIZAÇÃO
Dia D contra dengue nas escolas faz alerta sobre prevenção
22/11/2019 | 16h55
Dia D contra dengue nas escolas faz alerta sobre prevenção

Alunos da rede municipal saíram às ruas nesta sexta-feira (22), durante o “Dia D” de combate ao Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação mobilizou mais de 40 unidades de educação infantil mantidas pela Prefeitura de Limeira. Além de passeatas e entrega de panfletos no entorno das escolas, houve exposição de cartazes, apresentação de teatro, rodas de conversa, gincanas, entre outras atividades de conscientização.

No Centro Infantil Fábio Franco de Oliveira, no Jd. Vista Alegre, os preparativos para que aproximadamente 120 alunos realizassem a passeata incluíram produção de cartazes, máscaras e bandeirinhas. Por volta das 9h, as ruas que cercam a escola foram ocupadas por fileiras de estudantes, que entoavam palavras de ordem, entre elas, “xô dengue”. Instrumentos musicais, como chocalhos e pandeiros, chamavam a atenção dos moradores, que ainda receberam folhetos informativos.

Um dos pequenos manifestantes era João Pedro Santos, de 6 anos. Animado com a atividade, ele demonstrava pleno conhecimento sobre o ciclo de vida do mosquito e de como fazer para evitar sua proliferação. “Uma tampinha de garrafa já é suficiente para o mosquito evoluir”, disse. O colega Mateus Eron Gomes Afonso, de 5 anos, também alertou sobre os criadouros do mosquito. “Não pode deixar água parada, quando a dengue pica – afirmou referindo-se ao mosquito – a gente fica doente”. A preocupação com o lixo jogado nas ruas foi mencionada por Maria Clara Delgado, de 6 anos, que disse ter distribuído “bilhetinhos” para os moradores do bairro sobre a dengue. “Minha mãe disse que o mosquito gosta de água limpa”, comentou.

A professora de educação física Dryelli Caroline Ceccato Meneghin e o monitor Valter Humberto Bruno da Silva contaram que o tema é trabalhado de maneira interdisciplinar na escola, ao longo de todo o ano letivo. “Procuramos tratar do assunto de forma lúdica. Os alunos também são incentivados a vistoriar a própria casa e a contar em sala de aula a experiência”, relatou.

Dentre as principais ações para controle e prevenção do mosquito estão o trabalho “casa a casa”, em que agentes de controle de zoonoses, comunitários de saúde e de endemias vistoriam as residências para eliminar possíveis focos do mosquito. Até outubro, os agentes percorreram 401.241 imóveis.

A chefe da Divisão de Controle de Zoonoses, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, destacou que desde o ano passado, por determinação do prefeito Mario Botion, houve uma intensificação das estratégias preventivas, que também incluem vistoria de pontos estratégicos, mutirões aos sábados, entrada compulsória em imóveis que oferecem risco à saúde pública, remoção de lixo e entulho, etc.

Pedrina observou que o “Dia D” nas escolas ocorre anualmente nessa época do ano, marcada pelo aumento das temperaturas e início do período chuvoso, condições que favorecem a proliferação do mosquito. A chefe da Divisão comentou, ainda, que ação é uma forma de antecipar a Semana Estadual de Mobilização Social para o Controle do Aedes aegypti, marcada para os dias 25 a 30 de novembro. “O Dia D nas escolas é mais uma oportunidade para que as crianças atuem como multiplicadoras da necessidade de prevenção ao Aedes, não só para seus familiares, mas também para toda a comunidade”, frisou.