Limeira recebe seis cadeiras ginecológicas elétricas para atendimento adaptado
08/01/2019 | 16h41
Limeira recebe seis cadeiras ginecológicas elétricas para atendimento adaptado

O Centro de Atenção à Saúde da Mulher “Casm Olga Forster Rodrigues” recebeu, nesta terça-feira (8), uma nova cadeira ginecológica elétrica. Outros cinco equipamentos serão destinados às Unidades Básicas de Saúde (UBS) com atendimento ginecológico. O prefeito Mario Botion, ao lado do secretário de Saúde, Vitor Santos, e da vereadora Erika Tank, acompanharam a entrega. As seis cadeiras foram adquiridas com verba de emendas parlamentares, no valor de R$ 53,1 mil.

As cadeiras são indicadas para ginecologia, ultrassonografia, entre outras especialidades. Um dos diferenciais dos equipamentos é que possibilitar que pessoas com deficiências ou outras necessidades especiais possam ser atendidos de maneira adaptada. “Sempre com o objetivo de melhorar o atendimento aos nossos munícipes, entregamos essas seis cadeiras ginecológicas. Esta era uma demanda antiga que nos foi trazida pela vereadora Erika Tank”, citou o prefeito.

A vereadora Erika Tank agradeceu o prefeito pelo atendimento à reivindicação. “Fazer com que a saúde seja mais acessível a todos os munícipes é nossa obrigação. Essas cadeiras são um avanço, o início de um trabalho que deve chegar a todas as unidades. É um ganho para nossa cidade”, definiu. A vereadora também destacou que o novo equipamento também contribuirá para os profissionais da área. “Essas cadeiras permitirão que os profissionais tenham melhores condições de atendimento às mulheres”, complementou Botion.

A enfermeira e coordenadora do Casm, Elizângela Aparecida Pereira Bueno, falou que o novo equipamento trará benefícios para muitas mulheres. “O acompanhamento tecnológico é fundamental para uma assistência adequada. Além de pensar no profissional, ergonomicamente. É um ganho para as mulheres e para a equipe”, comentou. O secretário de Saúde, Vitor Santos, também enalteceu a importância dos novos equipamentos. “É mais um avanço que estamos fazendo para a saúde da mulher”, falou.

As cadeiras são compostas por pedal de acionamento com 9 posições; sobe/desce assento, sobe/desce encosto, sobe/desce perneira, retorno à posição original (volta a zero), posição de trabalho/tipo maca 180º. Acompanha acessórios que proporcionam eficiência no atendimento ao paciente: porta-coxas e peseiras/calcanheiras ajustáveis para as posições de exames, braços anatômicos e deslizantes, com movimentos laterais para exame de mama, suporte para papel, encosto de cabeça com regulagem de altura,trendelenburg manual e gaveta para coleta de materiais, localizada abaixo do assento.