PREVENÇÃO
Palestra conscientiza estudantes sobre anemia falciforme
19/11/2019 | 17h40
Palestra conscientiza estudantes sobre anemia falciforme

A anemia falciforme foi o tema de uma palestra ministrada ontem (18) pela chefe da Divisão de Controle de Zoonoses e integrante do Comitê Técnico de Saúde da População Negra, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, a convite das Faculdades Integradas Einstein. O evento fez parte da Semana da Consciência Negra da faculdade e recebeu a participação de estudantes, professores e da população em geral. A chefe da Divisão falou sobre o perfil, sintomas, prevenção e tratamento da enfermidade, que tem predominância em afrodescendentes, mas também pode manifestar-se em indivíduos brancos. Na ocasião, Pedrina esteve acompanhada pela enfermeira do Caps 2, Mariana Pereira Nascimento.

A doença é tema de uma campanha de conscientização e prevenção promovida neste mês pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde. Até dia 29, todo indivíduo de ascendência negra com episódios de anemia desde a infância ou histórico familiar da doença deve procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para realizar o exame de sangue (falcização) capaz de detectar a enfermidade. A coleta é realizada das 7h às 9h. Não é necessário jejum nem agendar consulta. Basta apresentar Cartão SUS e documento com foto.