AVANÇO
Polícia Civil atende pedido de Botion e cria setor de crimes ambientais
16/02/2022 | 13h24
Polícia Civil atende pedido de Botion e cria setor de crimes ambientais

O prefeito Mario Botion participou na manhã desta quarta-feira (16) de mais uma reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). O encontro ocorreu na sede da Prefeitura de Limeira (Edifício Prada) e contou com a presença de integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, Ceprosom, Conselho Tutelar, Consegs (Central e Centro-Sul) e secretários municipais. O principal assunto da pauta foi o anúncio da criação de um setor na Delegacia de Investigações Gerais (DIG) para apurar crimes ambientais, como maus tratos a animais e parcelamento irregular do solo. “Esse trabalho de extrema importância também terá outras finalidades, como, investigar descarte irregular e queimadas criminosas”, observou o chefe do Executivo.

A sugestão foi apresentada por Botion em reunião anterior e prontamente atendida pela Polícia Civil, representada na reunião pelo delegado Leonardo Monteiro.

A pauta ainda contemplou questões como operações integradas para coibir venda e consumo de drogas na cidade, monitoramento de prédios públicos, modernização do parque de iluminação pública, operação saturação em comércios de sucata, combate ao cerol e fiscalização de bares e pontos de venda de tchay.

Sobre este último assunto, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, ressaltou que a pasta vem atuando em parceria com fiscais da Secretaria de Fazenda e da Vigilância Sanitária para verificar a existência de alvará e demais documentos pertinentes à atividade. “A Administração Municipal vem endurecendo a fiscalização desses estabelecimentos, sendo que alguns locais foram fechados ou enfrentam processo para cassação de alvará”, salientou. Marchi destacou que os fiscais estão diariamente nas ruas, incluindo os fins de semana, e que esse trabalho recebe apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.