EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Apresentações de dança marcam encerramento do programa em 2019
14/11/2019 | 15h41
Apresentações de dança marcam encerramento do programa em 2019

O Teatro Nair Bello sediou hoje (14), o encerramento das atividades de 2019 do programa de Educação Ambiental que envolve todos os alunos da rede municipal de ensino. A cerimônia contou com a presença do prefeito Mario Botion e de alunos de seis unidades escolares. Foram apresentadas danças, no palco do teatro, sobre o tema meio ambiente. Participaram, ainda, o secretário de Educação, André De Francesco, a diretora pedagógica, da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, o diretor de Educação Ambiental, da Secretaria de Ambiente e Agricultura, Augusto Schiavetto, que representou o secretário Paulo Trigo, e a coordenadora de Educação Ambiental, da Secretaria de Educação, Adriana Müller Del Mondo. Diretores, coordenadores e professores também acompanharam.

O prefeito interagiu com as crianças presentes no teatro e destacou a importância do programa de Educação Ambiental, principalmente nesta geração. “O cuidado com o meio ambiente vai além de plantar uma árvore. É um trabalho que está ligado à formação de cidadãos melhores”, observou. Ainda segundo Botion, esse tema é rotina dentro das unidades, impactando mais de 25 mil crianças das escolas municipais e do Bolsa Creche. Ele enalteceu o comprometimento dos educadores neste sentido.

Esse ponto também foi salientado pelo secretário de Educação. “Os professores, coordenadores e diretores não medem esforços para os desafios que são colocados, como esse de trabalhar um tema tão importante”, disse. Francesco também ressaltou a intersetorialidade entre a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação. “A parceria é fundamental para que consigamos desenvolver esse trabalho, que mudará os conceitos e os valores desde o início dessa geração”, afirmou o secretário.

Já o aspecto pedagógico foi pontuado por Adriana Capicotto. “Esse programa é um trabalho que envolve não apenas o conhecimento científico, mas a formação de atitudes e de postura. Dessa forma, os conteúdos do currículo são trabalhados com foco para além do contexto escolar, ou seja, uma formação para a vida”, explicou a diretora. “O projeto se supera a cada ano, no movimento interno das secretarias e no envolvimento de cada escola, que identifica as necessidades e, então, constrói um projeto.”

O diretor de Educação Ambiental agradeceu a presença dos educadores e dos alunos. “Hoje é um dia de festa, que encerra um ano de muito trabalho com projetos de educação ambiental muito relevantes”, comentou. Após a abertura, houve contação da história “Rubens, o semeador” e apresentações dos alunos do C.I. Rubens Pinheiro Alves, da Emei Prof.ª Mercedes S. Duarte de Mattos, da Emeief Prof.ª Egle Maria Ciarrochi, da Emeief Martim Lutero e da Emeief Aracy Nogueira Guimarães.