PVE
Parceria pela Valorização da Educação terá seminários com gestores e comunidade
06/11/2019 | 10h42
Parceria pela Valorização da Educação terá seminários com gestores e comunidade

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Educação, promoverá, em novembro, dois seminários que celebram mais um ano da Parceria pela Valorização da Educação, projeto do Instituto Votorantim, estabelecida pelo prefeito Mario Botion em 2018. Neste ano, 18 escolas são contempladas. Nos dias 11, 12 e 13 de novembro, será realizado o Seminário de Boas Práticas de Gestão, nas frentes de Gestão Educacional e Escolar, ocasião em que serão conhecidas as práticas exitosas implementadas nas unidades. Já no dia 12, outro seminário será realizado dentro da frente de Mobilização Social.

Nos dias 11 e 12, no Teatro Nair Bello, os gestores das 18 escolas municipais apresentarão um dos temas propostos, desenvolvidos através de práticas escolares durante o ano. Os temas vão desde diagnóstico de aprendizagens, acompanhamento, formação de professores, até a participação de família e aluno nas questões pedagógicas da escola. Os conteúdos foram discutidos em quatro ciclos e respectivos interciclos que compuseram a trajetória de 2019 do programa e devem ser abordados durante o evento pelos diretores e coordenadores das unidades cursistas.

Além disso, os demais gestores de todas as unidades escolares municipais de Limeira participarão e terão a oportunidade de observar as práticas e se apropriarem dos saberes desenvolvidos pelos educadores cursistas. O objetivo é a multiplicação das práticas exitosas para toda a rede pública municipal, como no ano passado. O fechamento do seminário e a repactuação com o secretário de Educação, André De Francesco, será no dia 13, na sala 35 da Secretaria de Educação.

MOBILIZAÇÃO

Paralelamente, a frente de Mobilização Social do PVE promoverá o 1º Seminário de Fortalecimento dos Conselhos de Escola. O evento será no Teatro Nair Bello, a partir das 18h, e participarão diretores, professores, funcionários, integrantes dos Conselhos de Escola e comunidade. O intuito da iniciativa, idealizada dentro do processo de formação e de mobilização social deste ano, é formá-los para atuarem de forma consciente e participativa nos conselhos escolares, a fim de trabalhar a qualidade da educação pública.

Também é objetivo do seminário debater o fortalecimento dos conselhos das 18 escolas municipais que fazem parte do PVE em 2019. Desde o início do ano, foram realizadas diversas reuniões mensais com o grupo de Mobilização Social, em que foram estabelecidas metas voltadas à melhoria da qualidade da educação pública, dentro dos conselhos de escola, formados por funcionários, professores, pais e comunidade.

A programação terá início com um momento cultural, promovido pelo Recanto das Histórias. Na sequência, começam as exposições. A primeira será “Conselho de Escola: aqui é meu lugar!”, com a diretora da Emeief Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi, a professora Alessandra Pascotto, que também é presidente do Conselho Municipal de Educação. Na sequência, o tema será “Família e escola: relação fundamental à qualidade de educação”, com exposição da diretora da Emeief Maria Aparecida de Luca Moore, a professora Adriana Ijano Motta e do membro da Associação de Pais e Mestres (APM) da Emeief Waldemar Lucato e da Rede MOB Lideranças, Tiago Abad.

Por fim, serão relatadas as experiências do projeto “Articulando a Rede MOB Lideranças aos Conselhos de Escola”, que foi promovido em três escolas que fazem parte do PVE: Emeief Maria Aparecida de Luca Moore, Emeief Marcia Aparecida Della Coletta Sillmann e Emeief Padre Maurício Sebastião Ferreira.