MELHORIAS
Recanto dos Pássaros ganha lixeiras de concreto
24/10/2019 | 11h44
Recanto dos Pássaros ganha lixeiras de concreto

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Habitação, iniciou neste mês a instalação de lixeiras no condomínio Recanto dos Pássaros, no Jd. Odécio Degan. São 42 lixeiras de concreto, produzidas pela Fábrica de Mobiliário Urbano de Limeira (Famul). Desenvolvido pela pasta há quatro meses, o trabalho deve ser concluído na próxima semana, e conforme entendimento com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, caminhões de lixo passarão a entrar no condomínio para fazer a coleta. Hoje esse serviço vai até a calçada externa do local, a exemplo de outros conjuntos de moradias.

Segundo a secretária de Habitação, Marcela Siscão, a demanda surgiu a partir de reuniões com moradores do local, realizadas no Centro Comunitário do Odécio Degan, com apoio do Ceprosom. “Nesses encontros, houve a demanda pela melhoria no local onde deveriam ser armazenados os resíduos domésticos, tanto orgânicos quanto recicláveis”, disse.

Atualmente, a secretária esclarece que os moradores devem levar o lixo até a porta do condomínio. Porém, ela observou que parte desses resíduos é deixada em áreas inadequadas, trazendo prejuízos à saúde pública e à convivência comunitária. “Essas lixeiras irão facilitar o manejo do lixo doméstico, porque estarão bem mais próximas dos apartamentos”, afirmou.

Marcela esclarece que o local de colocação das lixeiras - na rua principal do condomínio – assim como a quantidade dessas estruturas foram definidas em consenso com os moradores. Já o resíduo reciclável deverá continuar a ser depositado no abrigo junto a entrada do condomínio.

O Recanto dos Pássaros é um empreendimento privado, executado por meio do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do FAR (Fundo de Arrendamento Residencial), que abriga 448 unidades habitacionais. Conforme Marcela, a prefeitura atua no local por meio da rede de assistência social e de saúde, visando auxiliar os moradores em suas necessidades.