PREVENÇÃO
Prefeitura de Limeira vacina 320 pessoas contra sarampo em ação de saúde
30/08/2019 | 17h45
Prefeitura de Limeira vacina 320 pessoas contra sarampo em ação de saúde

A intensificação da vacinação contra o sarampo realizada nesta semana nas escolas municipais pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, apresentou resultado positivo. Em apenas quatro horas de atividade, foram aplicadas 320 doses contra a doença. A ação ocorreu terça (27) e quinta-feira (29) em seis escolas da rede, durante período alternativo, das 17h às 19h. O público prioritário foram os bebês de 6 meses a 1 ano de idade. No entanto, foram vacinados todos os munícipes até 59 anos, que ainda não haviam tomado a vacina.

De acordo com o secretário da pasta, Vitor Santos, o objetivo da iniciativa foi facilitar o acesso da população à vacina. Seguindo essa linha de atuação da prefeitura, amanhã (31), haverá um novo Plantão de Vacinação. Desta vez, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pq. Residencial Aeroporto, que fica na Av. Dr. Antonio de Luna, esquina com Rua Emília. A unidade ficará aberta das 8h às 12h. Para o procedimento, é necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

De segunda a sexta-feira, a vacina segue disponível em 15 Unidades Básicas de Saúde e na Sede da Divisão de Vigilância Epidemiológica. Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, uma dose da Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) é indicada aos 12 meses. Uma segunda dose, da Tetra Viral (que acrescenta proteção contra a catapora), deve ser administrada aos 15 meses. Pessoas até 29 anos, que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da Tríplice Viral. Uma dose da Tríplice Viral também é indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente. Profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina. Além das doses previstas no Calendário Nacional, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra, chamada ‘dose zero’, que deve ser tomada entre 6 meses a 1 ano. Atualmente, há 23 casos suspeitos da doença no município.