VIVÊNCIA
Valorização do Folclore reúne alunos no IV Sarau Câmara Cascudo
29/08/2019 | 10h24
Valorização do Folclore reúne alunos no IV Sarau Câmara Cascudo

Os alunos da rede municipal de ensino tiveram uma manhã diferente nesta quarta-feira (28). Cerca de duzentos estudantes compareceram ao Teatro Vitória para prestigiar o IV Sarau Câmara Cascudo realizado pela Prefeitura, por meio do Recanto das Histórias e a equipe de formação da Secretaria de Educação.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, que acompanhou o evento representando o secretário da pasta, André De Francesco, relembrou a vida e a trajetória de Luís da Câmara Cascudo e o seu importante papel na preservação da cultura brasileira. Adriana comentou ainda sobre a necessidade de se conhecer a história e como ela constrói a singularidade de um povo e as suas tradições. “O Brasil é muito rico culturalmente e o Folclore representa a identidade social sui generis (específica) de cada sociedade. Nós como educadores precisamos levá-la as crianças e promover a sua valorização”, comentou.

O objetivo da iniciativa é divulgar a literatura infantil e os contos tradicionais brasileiros, por meio de performances teatrais, teatro de bonecos, contação de historias e apresentação musical. Para a professora Denise Bonin, da Ceief Jamile Caram De Souza Dias, esta vivência contribui para o desenvolvimento da criança e promove a interação entre os estudantes. Samara Campos que apreciou o evento ao lado do filho Enrico, 9, concorda. “A iniciativa é uma forma de facilitar o acesso a cultura e a experiência garante aos alunos um aprendizado diferente e enriquecedor”.

O Recanto das Histórias é um projeto mantido pela Secretaria de Educação desde 2009 e visa fomentar a leitura e a valorização da narrativa oral, com suas ações voltadas ao público infantil, aos professores da rede municipal e à comunidade.