FADAS NO PARQUE
Projeto explora a magia dos contos infantis no Parque Cidade
26/07/2022 | 17h50
Projeto explora a magia dos contos infantis no Parque Cidade

Com a nobre missão de abrigar duas bibliotecas, a Pedagógica e a Municipal, o Parque Cidade transformou-se em morada definitiva dos contos infantis em Limeira. Todos os sábados, a partir das 10h, é possível observar algumas fadas passeando pelo local. A inusitada visita faz parte do Fadas no Parque, projeto lançado no começo do mês por um grupo de voluntárias que oferecem às crianças sessões de contação de histórias. O projeto tem apoio da Prefeitura de Limeira, por meio do Fundo Social e da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, e da Cia Flor de Ervilha.

A ideia surgiu da mente inquieta da professora da Rede Municipal de Educação, Gisele Godoi, de 35 anos. Além de atuar como coordenadora do CI Márcia Helena Baldove Bettoni, ela é escritora e pós-graduada na arte de narrar histórias. “O projeto Fadas no Parque é uma ação de incentivo à leitura, por meio da arte de contar histórias”, disse. “O objetivo é formar leitores, desenvolver a criatividade, instigar a imaginação das crianças”, completou.

A proposta, segundo ela, é simples. As crianças reúnem-se em frente à Casinha de Vidro, próximo ao playgroud. Na sequência, elas são levadas pelas contadoras de histórias, ou no caso, pelas “fadas”, a fazer um percurso por espaços distintos do parque, como o bosque de eucaliptos e o Centro de Ciências. Em cada parada, uma história é contada, até que o grupo retorna ao ponto inicial. “A participação das crianças aumenta a cada sábado e muitas vão ao Parque Cidade fantasiadas, o que aumenta o envolvimento com as histórias”, comentou Gisele.

Para encerrar o trajeto, as crianças sempre ouvem histórias sobre a importância de proteção ao meio ambiente e dos cuidados com os animais. Pelo tema, elas conhecem o programa de adoção de animais desenvolvido pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

Todo o trabalho é realizado de maneira voluntária. E Gisele não está sozinha nesse projeto. Ela conta com “fadas amigas”, que também atuam como professoras e contadoras de histórias. São elas: Alessandra Sousa, Bruna Melo, Priscila Celles, Rita Camargo e Veraiz Souza.  “As fadas cantam e brincam com os pequeninos, que correspondem alegremente a cada canção ou brincadeira”, comentou Gisele.

A HISTÓRIA DE GISELE

O envolvimento de Gisele com as letras surgiu logo cedo, depois que a mãe, analfabeta, teve o perfil recusado para uma vaga de emprego no setor industrial. “Minha mãe foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma mulher que me apresentou o universo dos livros”, relembrou. Desde então, não parou mais de estudar. Desde 2018 na Secretaria de Educação, cursa atualmente docência em História e Literatura Infantil, integra a Sociedade Literária Limeirense (Soll) e é a escritora mais nova da Academia Limeirense de Letras (Alle).

SERVIÇO

O projeto “Fadas no Parque acontece todos os sábados, a partir das 10h30, no Parque Cidade, entrada pela Portaria C, na Rua Dr. José Botelho Veloso, s/nº, Vila São João. O ponto de encontro é a Casinha de Vidro, ao lado da antiga padaria do Ceprosom. A participação é gratuita, aberta a todas as idades e não requer agendamento. Algumas recomendações: usar tênis e boné, levar água e lanchinho e passar protetor solar. O uso de fantasias é bem-vindo.

Neste mês, a temática das histórias são os contos de fadas. Em agosto, entram em cena as histórias folclóricas, já em setembro, as fadas irão se dedicar às histórias de Limeira. O projeto segue até o fim do ano, com clássicos da literatura nos meses de outubro e novembro, e os tradicionais contos natalinos, em dezembro.