PREVENÇÃO
Limeira intensifica vacinação contra sarampo nesta quinta-feira (29)
28/08/2019 | 13h17
Limeira intensifica vacinação contra sarampo nesta quinta-feira (29)

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a vacinação contra o sarampo na cidade. Nesta quinta-feira (29), das 17h às 19h, equipes de vacinadoras estarão em três escolas municipais para atender a população. O público prioritário são bebês de 6 meses a 1 ano de idade. No entanto, todos os munícipes até 59 anos que ainda não tomaram a vacina, poderão receber as doses. É necessário apresentar o Cartão de Vacinação.

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, uma dose da Tríplice Viral (que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola) é indicada aos 12 meses. Uma segunda dose, da Tetra Viral (que acrescenta proteção contra a catapora), deve ser administrada aos 15 meses. Pessoas até 29 anos, que não tomaram a vacina, devem receber duas doses da Tríplice Viral. Uma dose da Tríplice Viral também é indicada para pessoas de 30 a 59 anos de idade que não foram vacinadas anteriormente. Profissionais de saúde devem ter duas doses da vacina. Além das doses previstas no Calendário Nacional, o Ministério da Saúde recomenda uma dose extra, chamada ‘dose zero’, que deve ser tomada entre 6 meses a 1 ano.

Ontem (27), a mesma ação ocorreu nas escolas Lia Maura Mattos Silveira, Professora Raquel Ap. Gonçalves Franceschi e Neusa Francisco Correa da Silva. A diretora de Atenção Primária à Saúde, Camila Rezende, ressalta que a iniciativa pretende aumentar a cobertura vacinal no município, que apresenta 23 casos suspeitos da doença.

Atualmente, a cobertura vacinal das crianças de 12 e 15 meses é, respectivamente, de 84% e 75,6%, enquanto o recomendado pelo Ministério da Saúde é 95%. “Nosso objetivo é facilitar o acesso da população à vacina, oferecendo horário alternativo de atendimento. Os pais e responsáveis devem se conscientizar sobre a importância da vacina, que é o meio mais eficaz de proteção contra o sarampo”, frisou.

Confira as escolas que receberão a equipe de vacinadoras, nesta quinta-feira (29), das 17h às 19h:

- CI Professora Célia Regina Sciarra – Rua Guilherme Bizetti, 130 – Jd. Campo Belo

- Ceief Governador Mario Covas – Rua Carlos Henrique Teixeira Martins, 570 – Pq. Res. Belinha Ometto

- Ceief Professora Jamile Caram de Souza Dias – Rua Rogério Augusto Castello, 285 – Santa Adélia