DEZEMBRO VERMELHO
Campanha de prevenção a HIV/Aids contabiliza 40 exames no primeiro dia
03/12/2019 | 15h20
Campanha de prevenção a HIV/Aids contabiliza 40 exames no primeiro dia

Uma ação no Bosque Prefeita Maria Thereza, no último domingo (1º), marcou o lançamento da campanha “Dezembro Vermelho - Fique Sabendo 2019”, dedicada à conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na ocasião, uma equipe do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil) realizou 40 testes rápidos para detecção de HIV e sífilis – todos negativos. A campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde.

A gerente do Semil, Melissa Gachet Sugshi, falou sobre a importância da campanha, que visa alertar principalmente o público jovem sobre a necessidade de prevenção. “O uso do preservativo do começo ao fim das relações sexuais é essencial para evitar a transmissão do vírus HIV, da sífilis e da hepatite”, observou.

Melissa observou, ainda, a relevância dos testes rápidos para detectar as ISTs, considerando-se que boa parte dos infectados desconhece seu “status sorológico”. Ela esclareceu que o teste rápido é feito a partir da coleta de uma pequena amostra de sangue. “O resultado fica pronto em apenas 20 minutos”, disse. Até o final do mês, o Semil fará outras atividades educativas em unidades escolares e demais instituições.

Serviço:
O Semil é o serviço de referência do município para HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais. A sede fica na Rua Sergipe, 906, Vila Cláudia. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Os exames devem ser agendados pelos telefones 3442-4796 / 3444-2020, por e-mail (saude.dst@limeira.sp.gov.br) ou pessoalmente.