CULTURA POPULAR
Dia do Folclore é comemorado por escolas da rede municipal de ensino
22/08/2019 | 14h17
Dia do Folclore é comemorado por escolas da rede municipal de ensino

O Dia do Folclore Brasileiro, celebrado nesta quinta-feira (22), foi comemorado em grande estilo pelas escolas da rede municipal de ensino de Limeira. Cerca de 700 crianças participaram do arraial literário no Parque Cidade em alusão ao folclore. As comemorações foram organizadas pela Prefeitura, por meio da Biblioteca Pedagógica.

Na abertura do evento pela manhã, houve a contação da história “Couro de piolho” de Câmara Cascudo, com a professora Camila Cazonatto e apresentação do “Cordel de Maria Bonita e Lampião” dos alunos da Emeief Angelo Biasotto, “Massa da Mandioca” da Emeief Profª Evangelina Mauro, “Flor de Mamulengo” com a Emeief Profª Raquel Ap. Gonçalves Franceschi e “Dança Maculelê” com as crianças da Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini.

A diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Adriana Dibbern Capicotto, que acompanhou a abertura do evento representando o secretário da pasta, André De Francesco, ressalta que além de valorizar a cultura popular brasileira, o evento literário permite que o trabalho desenvolvido pelas escolas da rede seja visto e apreciado pela comunidade. “Tudo o que foi desenvolvido ao longo deste mês permitiu aos estudantes explorarem diferentes áreas do conhecimento o que é muito rico para o desenvolvimento educacional”. pontuou. Renata Exel, professora coordenadora do CI Pref. Ary Levy Pereira, uma das unidades a participar do evento, considera que iniciativas desta natureza proporcionam aos alunos uma vivência maior sobre o conteúdo programático abordado em sala.

Isadora Cardoso, 6, conhece muitos personagens marcantes do folclore como o Curupira, a Mula Sem Cabeça, o Boto Cor-de-Rosa, o Saci-Pererê, dentre outros, mas o seu favorito é o Boitatá. “O Boitatá protege os animais e as florestas e isso é muito importante” disse.

Além das apresentações artísticas a criançada contou com uma série de barracas com prendas a fim de fomentar os diferentes gêneros textuais, que estão presentes na cultura popular brasileira, como a barraca das lendas, do Câmara Cascudo, do Cordel, entre outras.

Participaram do dia de comemorações as escolas municipais CI Pref. Ary Levy Pereira, Emeief Angelo Biasotto, Emeief Limeira, Emeief Maria Ap. Machado Julianelli, Emeief Prof. José Roberto Braz, Emeief Prof. Noedir Tadeu Santini, Emeief Profª Cassiana Maria Soares Lenci, Emeief Profª Egle Maria Ciarrochi, Emeief Profª Evangelina Mauro, Emeief Profª Maria Ap. de Luca Moore, Emeief Profª Raquel Ap. Gonçalves Franceschi.