EDUCAÇÃO
Prefeitura celebra primeiro ano de mobilização da Parceria Votorantim pela Educação
30/10/2018 | 17h52

O palco do Parque Cidade, nesta terça-feira (30), estava lotado de adolescentes de escolas municipais, estaduais e dos Centros Comunitários para a celebração do primeiro ano do eixo de mobilização da Parceria Votorantim pela Educação (PVE). Houve apresentações culturais e dos projetos do desafio “Criativos da Escola”. Participaram o vice-prefeito Júlio Pereira dos Santos, o Dr. Júlio, o secretário de Educação, André De Francesco, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno e o gerente do PVE em Limeira, Wilson Brito.

Durante a abertura da cerimônia, o Dr. Júlio, representando o prefeito Mario Botion, enalteceu toda a equipe responsável pela parceria no decorrer do ano e destacou que as pessoas envolvidas no projeto representam a união entre a comunidade escolar, o privado e o público. “Cada um pode trazer subsídios para que a cidade se desenvolva. Estamos tentando, através de cada um de vocês, fazer uma nova Limeira”, falou. “Podem ter certeza que nós nos orgulhamos de cada um de vocês que estão aqui hoje”, completou.

O secretário de Educação, André De Francesco, comentou que o evento é uma celebração desse primeiro ano de trabalho do PVE e falou que é preciso aproveitar as oportunidades de envolvimento das comunidades, dos jovens e de toda a cidade. “Nada mais emblemático do que trazer o resultado desse trabalho de cada grupo que participou e se envolveu. Com certeza, esse projeto teve um papel fundamental no crescimento nos índices educacionais do nosso município.”

André falou ainda que a preocupação do poder público é oferecer uma educação de qualidade, com profissionais comprometidos para que as crianças e jovens tenham oportunidade de se desenvolver. “Fizemos questão de que todos as unidades escolares do município participassem desse projeto. Não foram apenas as 15 previstas, estendemos para as 83 unidades. Todos os gestores e coordenadores pedagógicos tiveram oportunidade de participar desse primeiro ano.” O secretário destacou que a intenção é que a parceria continue.

Wilson Brito falou que a celebração do primeiro ano da parceria é um momento marcante para o grupo Votorantim. “Essa parceria com a Prefeitura e a Votorantim, se deu de uma forma muito consolidada”, comentou Brito que partilhou da expectativa do secretário André De Francesco de continuar com a parceria. “Estamos muito felizes de poder contribuir com o avanço da qualidade da educação em Limeira.” A mobilizadora técnica do PVE, Paula Bocaiuva, falou da satisfação de reunir os adolescentes e outros parceiros do eixo de mobilização para as apresentações culturais e os projetos desenvolvidos durante a parceria.

O trabalho da formada do PVE, Isabel Afonso, e da representante da Votorantim, Júlia Fioretti, foram enaltecidos por toda a equipe do PVE. “Eu acredito muito no potencial de todos vocês que estão aqui hoje”, citou Isabel. “Foi uma parceria muito gratificante. É um início de uma parceria fortalecida”, ressaltou Júlia. A presidente do Ceprosom, Aucélia Damaceno, relembrou do lançamento do programa e dos seus desafios. “Precisamos fazer muito mais, pois o desafio hoje é integrar esse adolescente no processo educativo, de desenvolvimento e cidadania e o PVE nos mostrou esse caminho.”

Depois da abertura, houve diversas apresentações musicais, contação de história e recitação de poesia. Adolescentes do projeto #Tamujuntu, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Ceprosom também fizeram uma apresentação de dança. Os adolescentes também mostraram suas ideias, desenvolvidas durante o ano de parceria – combate do bullying, intolerância religiosa e racial e incentivo à leitura estão no rol de projetos apresentados. Das seis ideias apresentadas, uma foi vencedora da etapa municipal: desenvolvimento de um kit móvel de aulas práticas para atender escolas que não possuem laboratório, elaborado pelos alunos da Etec Trajano Camargo. Todos os seis projetos apresentados representarão Limeira na etapa nacional do desafio.